Planejamento : O segredo para se alimentar melhor - O tacho da Pepa

1 de março de 2016

Planejamento : O segredo para se alimentar melhor

E não só para se alimentar melhor, até pra viver melhor, um pouco de planejamento faz toda a diferença... mas hoje vamos pra cozinha, que o papo é lá !!

Se você adora cozinhar tenho certeza que tem dias que você só queria poder sentar e comer uma comida gostosa sem nenhum trabalho. Porque cozinhar todo dia é desgastante e até meio monótono.

Não estou falando de comida de festa. Tô falando de dia a dia mesmo. Pensar em um cardápio que não consuma todo seu salário e que seja variado é coisa de gênio, pode ter certeza. 

Se você não gosta de cozinhar, ai o negócio vira tortura chinesa.

Mas acredite, até você que não gosta se fizer um planejamento vai deixar de comer comida de saquinho. Vá por mim.



Muita gente por preguiça de planejar (que de verdade é mesmo uma chatice) acaba gastando os tubos no supermercado comprando alimentos que "facilitam" a vida.

Só esquecem de um detalhe... Geralmente essas facilidades vem cheias de conservantes que a longo prazo vão fazer mal para esse seu corpitcho lééééndo. Não é hoje , não é amanhã... é coisa de 5, 10, 15 anos... 


Antes de mais nada, se você tem um freezer é hora de fazer dele seu aliado.

Eu tenho um pequeno que é da geladeira e outro que é só freezer.

No da geladeira, coloco alimentos prontos. No outro carnes , grãos e cereais, legumes e verduras cozidas.

Alimentos prontos : Toda vez que faço algum prato (lasanha, carne, torta, etc...) faço duas porções e congelo uma (ou mais) isso na hora do aperto, ou no dia que você não está a fim de cozinhar vai te ajudar muito.
Geralmente a famosa "mistura" é a parte mais difícil e cara do planejamento do dia a dia. 
Quando cozinho feijão já divido porções para o dia a dia, eu congelo temperado e pra mim não muda nada em sabor.
Quando faço bolo também costumo fazer em formas pequenas e congelar (chegou visita de surpresa ?? Tem bolo fresquinho benhê !!!)

Grãos : eu costumo comprar na cerealista e vou lá a cada três meses, grãos como lentilha, ervilha, grão de bico que tem tendência a criar caruncho eu coloco no freezer.

Cereais : como aveia, gérmem de trigo, farelo de trigo eu também congelo porque eles ficam rançosos se guardados em temperatura ambiente.

Frutas Secas e Oleaginosas : Também guardo no freezer, porque elas ficam rançosas 

Legumes e verduras cozidas : brócolis comum, ninja, couve flor, cenoura, catalônia, espinafre,( toda verdura que pode ser cozida, pode ser congelada) eu guardo cozidos em pacotes para uma refeição. Eu não costumo guardar temperado porque precisaria colocar em potes e daí ocupa mais espaço.

Carne, frango e peixe : Compro frescos e logo que chego em casa , limpo, porciono  para uma refeição (quando decido fazer algum prato, calculo quantos pacotes serão necessários para fazer tantas porções)

Mas eu não tenho freezer !!! Bom, mas tem congelador ... no congelador as coisas duram menos, mas dá pra deixar pelo menos a "mistura" da semana pronta, o feijãozinho , uma verdura ... 

Se você tem uma feira próxima, aproveite. Além dos preços serem mais em conta os alimentos são mais frescos. Ou você nunca foi no super e quando pegou a batata que eles acabaram de abastecer a gôndola e sentiu ela gelada ?? (eu já...) isso porque os alimentos ficam em câmaras refrigeradas, só que quando você chega em casa e coloca na fruteira em dois tempos eles apodrecem. Por isso. 

Eu sou do tipo que não gosta de ver a geladeira "estrumbada" ... aquilo me dá a sensação de perda eminente... do tipo não vou dar conta de usar tudo isso e vai estragar . Já o freezer eu adoro quando ele está bem abastecido. Ali as coisas bem armazenadas duram até 3 meses (para o alimento pronto) e até 12 meses para cereais e grãos...

E a economia faz uma diferença enorme no fim do mês !

Então antes de qualquer coisa, comece planejando o seu cardápio semanal. Vou deixar um link de um planner, pra te facilitar a vida !




Anote o que você precisa comprar  para executar esse cardápio, compre o que estiver em promoção, adapte conforme seu paladar e se a ideia é economizar, deixe as orgias para datas especiais. Aproveite e deixe de fora alimentos ultraprocessados, faça biscoitos, pães e bolos em casa, tudo pode ser congelado e pode ter certeza, sua saúde vai agradecer.

Diz ai se você gosta desse tipo de post, lá no face sempre me pedem para eu dar essas dicas, de como eu me planejo e organizo meu tempo na cozinha. 

Então resolvi dividir com vocês.

Semana que vem volto com mais dicas de congelamento . (Perceberam que sou a #loka do freezer ??? srrsrsrs)

Bjus 1000 !!!



16 comentários

  1. Oi Lia! Realmente, adoro as suas dicas. Gostei de saber que dá para congelar bolos, agora, só preciso aprender a fazê-los.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pepa
    Tem razão, cozinhar todos os dias é uma chatice- meu caso- agradar todo mundo é difícil, procuro sempre facilitar meu lado, deixando pratos complicados, cheios de ingredientes só para ocasiões especiais.
    Não consigo fazer cardápio semanal, às vezes faço um prato, principalmente carnes, que dure para dois ou três dias.
    Você nos deu dicas e informações preciosas, valeu.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite adorei as dicas beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
  4. Boa noite adorei as dicas beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
  5. Ai mas eu queria ter motivação par organizar esses lances da cozinha, só de pensar quero morrer!!! hahahah mas é bem verdade que facilitam nossa vida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pepinha.
    Amei as dicas!!Eu geralmente congelo o feijão e as carnes,mas realmente dá pra fazer muito mais.Incluir no processo os grãos e os cereais pode ajudar a agilizar as coisas.
    Já congelou frutas? Eu já tentei e não ficou legal...alguma dica? :D
    Beijão Lindinha!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pepa! Adoro dicas como essas, sempre no ajudam muito a planejar. Meu congelador também é meu aliado. Bjs e ótima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  8. Também gostei das dicas. Eu que trabalho fora, confesso que tem dias que gostaria de fugir pra longe da cozinha...
    Fiquei curiosa em saber sobre o descongelamento do bolo, como é.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Realmente se a gente planejar, fica mais fácil, porém quando se trabalha fora, não tem uma pessoa para ajudar e ainda precisa ficar no trânsito, a gente chega sem ânimo algum para nada! Nem quer pensar no dia seguinte! Mas adoro suas dicas! Quero sempre mais!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh arrumei uma companheira aloka do freezer!!!! kkkkk eu tb amo congelar..acho tão pratico!!!. É melhor do que ficar consumindo alimentos não tão saudáveis....adorei as dicas!!!! como sempre vc arrasa!!!! bjocasss

    ResponderExcluir
  11. Pepa, eu confesso que tenho uma preguiiiiça enorme de fazer almoço todo dia. É uma chatisse mesmo e não tenho costume de planejar, preciso fazer isso.
    Fiquei curiosa quanto ao congelamento dos alimentos. Você só coloca no pote e congela? tipo bolo, essas coisas, como faz? Existe algum processo pra fazer o congelamento?

    ResponderExcluir
  12. Oiii Pepa!! Adorei as dicas, a do feijão sigo direto e também congelo temperado. Mas me tira uma dúvida por favor, bolo assado congelado??Fica bom ou entendi errado??
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Super aula! Excelente para aquelas que ainda não conseguiram se organizar, ou seja , a maioria!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  14. Já tem 3 semanas que comecei essa experiência de congelamento de alimentos. Menina, como economiza! Antes eu jogava muuita coisa fora, hoje compro exatamente o que vou usar. Menos louça suja, menos tempo cozinhando, mais tempo para fazer atividade física, descansar, jogar enfim.. fazer coisas legais!

    Ótima dica! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia!
    Eu tb congelo os alimentos em porções e acho que isso facilita demais a vida da gente.
    Fiquei com uma dúvida:
    Você congela os grãos crus?
    Se sim, nunca congelei assim, mas vou adorar kkk
    Bjssss meninasssss

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas. Algumas já pratico, mas preciso me organizar com as outras! bjsss

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.