Existe gordo saudável ??? - O tacho da Pepa

8 de março de 2016

Existe gordo saudável ???


Simmmmm !!! eu mesma, srrsrsrsrs

Sempre que ouço as pessoas falando que gordo tem que emagrecer porque é uma bomba relógio, e que elas estão preocupadas somente com a saúde alheia e não tem nadica de nada de preconceito eu olho e penso :


Tu podia ficar quieto né ?? 

E antes de alguém dizer que estou fazendo apologia a obesidade, ou que obesidade não traz consequências ruins para o organismo, deixa eu explicar umas coisinhas .

Nem todo gordo se alimenta mal. Aqui por exemplo, somos uma família roliça, mas pelo simples fato de que comemos bastante... e quando eu digo bas-tan-te, é porque é bastante mesmo... srrsrsrsrsr

Só que temos hábitos alimentares saudáveis.

Além da panquequinha super saudável no café da manhã , que sim, é mais calórica que um pãozinho, mas tem muito mais nutrientes (clica aqui prá ver a receita e aproveita pra se inscrever no canal ) sempre, comemos verduras e legumes.

Aqui não tem essa parada de  : 

- Vamos sair pra almoçar ?
-O que ?
- Ah, um lanche !!

Sério, almoço pra mim tem que ser COMIDA, arroz , feijão, carninha, salada, verdura ...

Como manteiga, todos os dias no café da manhã (MANTEIGA, não margarina) como chantilly na cobertura do bolo (Chantilly, não "Tipo chantilly") enfim, alimento de verdade .


Acho que um dos maiores segredos para a saúde ficar em dia, ainda que o peso esteja fora da média é comer comida de verdade.

Sempre que falo que alimentos muito processados trazem problemas á longo prazo, muita gente diz que é exagero.

Mas não é.  Há uns dois anos atrás meus exames estavam todos alterados e o peso continua o mesmo. O que mudou foi a alimentação.

Não que antes não comesse comida saudável, mas exagerava também nos ultra processados.

Quando eu digo que vale a pena saber o que estamos comendo é por isso. Perder algumas horas cuidando da alimentação, evita gastos com remédios .

E estar magro não é necessariamente estar saudável. Aliás conheço pessoas magérrimas que tem uma péssima alimentação e consequentemente uma péssima saúde.

Aquela máxima -"Você é o que come" é verdade !!

Tirei print de uns exames que é pra comprovar né ? 



E pra que estou dizendo isso ?

Pra você deixar sua dieta de lado e se esbaldar num balde de sorvete !!!!  #mentchiraaaaaa, rsrsrsrsrs


É pra você se preocupar primeiro com sua saúde, tenho visto uma busca frenética em ter um corpo ideal, um IMC dentro do padrão.

Primeiro, nem todo mundo pode ter o mesmo IMC, cada ser humano é diferente. Por isso você precisa se consultar com um nutricionista e saber qual é o seu. Pode ser que você nunca alcance o corpo da musa fitness, simplesmente porque seu metabolismo é diferente do dela.

E pare de fazer dieta restritiva pra ficar MAGRO . Assim como gordura não é sinal de doença, magreza não é sinal de saúde.

Faça uma dieta para ser saudável, para seu organismo não viver em estado de guerra. Dê a ele nutrientes. PARE de comer tanta comida de saquinho. Habitue-se a comer com prazer.

Seja um pedaço de bolo com chantilly, seja um prato de salada, coma sabendo que aquilo vai te fazer bem. 

Por isso também estou investindo tanto nos alimentos congelados. Além de facilitar a vida, não corro o risco de não comer uma verdura, um legume porque não tinha na geladeira ou estava caro demais no mercado !!

Então é isso, espero que meus exames te inspirem a cuidar da sua saúde. E parar de se preocupar só com o que a balança diz !!!


Bjus 1000 !!!

15 comentários

  1. Par5abéns...Os exames estão DEZ!! Vale mesmo nos cuidar! A saúde é importante.(Olha que estou falando, mas no momento, não fazendo,rs) beijos, tudo de bom,chica e ainda dá tempo: feliz nosso dia!

    ResponderExcluir
  2. Apoiada....
    Excesso de gostosura faz bem...rs
    Tudo em excesso faz mal...
    A panquequinha não deu certo para mim, não soube fazer, não gostei do gosto...rs, e ainda estou em busca de algo para o café da manhã, por que, esse pão que dizem ser integral não desce não...mas não como pãozinho todo dia, reservo para sábado e domingo e me dou o direito de tomar o café da manhã como gosto, com pão da padoca e tudo mais.
    Concordo com tudo que falou Pepinha, e é para pensarmos, em tempos estou tentando achar um meio termo pra minha pessoa, meus cortisonas e meus desejos de gostosura (tanto pra come, quanto para ser...rs).
    Beijos goxxxxtosa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post e pelo dia Internacional da mulher.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Pepa, você é muito divertida, e mandou muito bem nas suas palavras, concordo com você.
    Parabéns pela belezura dos seus exames.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Tem como curtir 1000 vezes? Foi o texto mais sensato sobre alimentação x peso que eu já li nos últimos tempos. Eu sou obesa, e quero emagrecer pois sou hipertensa e porque realmente não me dou muito bem com meu corpo. Mas independente disso, estou seguindo a sua linha de pensamento... quero saúde e quero comer bem. Eu estou congelando também. Estou simplesmente amando a idéia! É infinitamente mais prático! Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!!
    Aqui em casa somos um exemplo do que vc fala! Somos todos magros, mas comemos muitooooo! A genética e o metabolismo explicam! Minhas amigas ficam indignadas comigo e toda sem exceção vivem falando como eu não engordo com o tanto de coisas que eu cozinho e como!!! Mas tb comemos comida saudável e quase nada de frituras e gorduras e isso ajuda!
    Vc é linda e adoro suas matérias que ajudam muita gente a pensar melhor e cuidar dos alimentos, congelar, etc! Parabéns!!!!
    beijos!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. Existe gordo saudável?
    Sim, eu tb.
    Mas veja bem como há dois pesos e duas medidas...pra crianças todos acham que tem que ser gordinho pra ter saúde. Meus filhos são bem magrinhos e eu canso de ouvir insinuações da família, que eles devem ter anemia. Não tem!
    Então é difícil agradar esta sociedade tão exigente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Só não deixo de comer bolos que adoro!
    Doces também.
    Sou magra, não como muito, e isto é desde criança.
    Não como frituras .... enjoei.
    Não gosto de comida industrializada.
    Congelo meus alimentos há mais de 25 anos.
    E são saudáveis.
    Meus exames são sempre dentro dos parâmetros (minha endocrinologista sempre me elogia rsrs).
    E vamos que vamos. A vida é bela!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Pepa,
    Eu também procuro seguir uma alimentação saudável,mas sem neura,longe dessas de não comer açúcar branco ou comer sem glúten.
    Aqui em casa somos também de comer bem, mas variado.Odeio lanche, comida é arroz e feijão.Aqui na Espanha comem tudo com pão.Fazem uma carne de panela caprichada com um molhinho 10 e cadê o arroz prá acompanhar?Todo mundo vai prá casa almoçar,passa na padaria e levam 2 baguetes.Eu não consigo,de verdade.
    Pão prá mim ,só no café da manhã...rsrs...
    Evito frituras e não vou te mentir, mais que por saúde é prá não ter que limpar azulejos depois...rsrs...Minha cozinha é um ovo...kkk...
    Seus exames estão de uma moça de 18 anos,nem parece que tem 22 :)
    Besitos e tenha um restinho de semana abençoado

    ResponderExcluir
  10. Oii Pepa!!
    Eu adorei teu post e concordo muito.Temos que comer bem pra nos sentirmos igualmente bem com saúde.É uma realidade, eu como muito bem também, reduzi os industrializados drasticamente e nem to pro meu peso. O único mal é que tenho pressão alta, que controlo junto com alimentação e medicação por que é genético.Meu pai que é magro tem, e a minha vó mãe dele também tinha.Então,paciencia.Não da pra ser perfeita né,heheeh...Cuidar o que se come é uma dica importantíssima.
    Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Pepa,

    Eu sei que depois de certa idade (melhor não revelar), se não houver cuidados com o que se ingere e como gasta... conheço pessoas gordas mais saudaveis do que eu, gente magra com colesterol alto, etc..., mesmo assim, vale mais a pena ser cudiadoso do que precisar de medicos, remedios e internações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Pepa, adorei essa postagem! Isso tudo que vc falou é a grande verdade, não existem milagres, temos que ter disciplina para nos alimentarmos com prazer e qualidade. quando jovens abusamos, o corpo aparentemente não sente, mas o tempo age, não igual porque cada um tem uma genética diferente (hahaha, sério?) mas tudo tá vivendo cá dentro de nós, então quanto mais cedo nos atentarmos paras essas dicas que vc deu, melhor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Saúde acima de tudo! Parabéns pelos excelentes resultados, ganhou de mim, rsrs...
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo eu estou acima do peso a uns 13 anos... e tem 6 anos que me apareceu um problema na tireoide que nada tem a ver com a alimentação e sim ao stress,depois que meu filho caçula foi diagnosticado com leucemia...o que muita gente não sabe é que passar por nervosismo constante tbm atrai doenças. Sempre tivemos uma alimentação saudável em minha casa e com a doença do meu pequeno tive que aprimorar ainda mais.
    Bjos parabéns e muito sucesso 😘😘😘😘

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.