21 de julho de 2011
A melhor artesã do Brasil!
Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..
Queridas e Queridos tenho que confessar a vocês, fiquei muito feliz com o nosso encontro que ocorreu no domingo passado.
Conhecer pessoas maravilhosas, carinhosas pessoalmente é muito bom, lamento que nem todas puderam ir, mas não faltaram oportunidades.
Ontem foi dia do amigo, teve até sorteio no Tacho, e quero agradecer a todas pessoas que tem considerado eu e a Pepa como amigas, espero nunca decepciona-las e que nossa amizade venha crescer cada dia mais com respeito, sinceridade e carinho.
O importante não é para onde você vai. Mas as coisas que aprende no caminho. |
Dica Frazão, que tem 90 anos e há 61 anos se dedica em fazer arte de material retirado da floresta amazônica.
Ela é natural de Capanema, e vive em Santarém desde os 22 anos.
Seus vestidos estilo Tapajônica, túnicas, bolsas, roupas de mesa, toalhas, flores e outras refinarias para as mulheres são todas feitas de matéria prima da natureza, casca , raiz, fibras recolhidas pelos índios na parte superior Tapajós Rio.
Cada peça é individualmente projetado e feito à mão por Dona Dica, cujos dedos mágicos transformam as fibras naturais coloridas em tecidos bonitos.
Se o tempo permitir, você pode começar uma turnê de sua oficina para ver amostras das matérias-primas a partir do qual ela cria sua moda original.
Vejam o vídeo para conhecer os trabalhos dela!
Alguns conselhos dessa mulher vitoriosa:
Que conselho a senhora dá para quem pretende trilhar no mundo do artesanato?
Eu digo: nunca seja um copiador da arte. Tem que procurar desenvolver a arte criativa, cada um tem a arte no seu interior. Tem que ser criativo e original, e é claro amar arte.
Eu digo: nunca seja um copiador da arte. Tem que procurar desenvolver a arte criativa, cada um tem a arte no seu interior. Tem que ser criativo e original, e é claro amar arte.
Qual foi a maior decepção e alegria de sua vida?
A tristeza, a decepção tem que se deixar de lado. Não vale a pena se torturar com algo que não faz bem. Tem que se superar, então não tenho decepções. É claro, já tive, mas superei. Já alegrias, tive muitas, mas quando recebo cada troféu pela minha arte fico muito feliz. Tenho vários deles, e sempre quando ganho a primeira coisa que digo é: esse troféu pertence aos filhos dessa terra, ao estado do Pará, ao meu Brasil.
A tristeza, a decepção tem que se deixar de lado. Não vale a pena se torturar com algo que não faz bem. Tem que se superar, então não tenho decepções. É claro, já tive, mas superei. Já alegrias, tive muitas, mas quando recebo cada troféu pela minha arte fico muito feliz. Tenho vários deles, e sempre quando ganho a primeira coisa que digo é: esse troféu pertence aos filhos dessa terra, ao estado do Pará, ao meu Brasil.
Fonte :jesocarneiro.com.br e coisasdeesperanca.blogspot
E já que estamos falando sobre a Amazônia e etc, quem quiser conhecer a historia de Chico Mendes, sua luta para preservação do meio ambiente, não deixe de visitar o site Eu quero viver bem.
Por esse motivo a lista de leitura sumiu, mas aos poucos a Pepa vai colocando todo mundo de volta !
Obrigada pelo carinho e atenção... Muitos beijos..
E meu carinho para vocês:
Tchau,Vi
Oi Vi!
ResponderExcluirMundão pequeno! Estudei em Capanema... E morava em outra cidade próxima 18 km, chamada Peixe-Boi.
Vou vou tentar saber mais sobre ela, esse tipo de artesã que trás uma história cultural no seu trabalho, tem que ser muito valorizado! Excelente descoberta!
Beijocas p/ vsc. Vou ver se ganhei o sorteio rsrsrsrssr.
oi.....foi bom mesmo.....um beijo e até mais....
ResponderExcluirShe
Parabéns pelo post , não conhecia o trabalho de D. Dica . É maravilhoso conhecer pessoas com essa energia e criatividade, pura inspiração.
ResponderExcluirbjim e bom dia
Oi Vi. Que super os trabalhos dessa senhora. Isso que é criatividade.
ResponderExcluirEstou adorando esse negócio de encontro de blogueiras, já participei de dois.
Beijos
Um exemplo essa mulher!Lindo post...
ResponderExcluirNão acredito que perdi o sorteio...Mas estava fazendo o que mais gosto na vida:curtindo meu neto, amordaminhavida, que está de férias e passou o dia comigo...Já viu, não fiz nadinha, só aproveitando sua adolescente companhia que me fortalece o espírito e alegra a alma!
Bjs,Ana.
Recuperada do baque de ontem e de ressaca pelo trauma de mais uma vez não ganhar um sorteio por essas bandas... sim eu te perdoo e sim, estou de volta rs
ResponderExcluirAssisti esse filme e amei: tenho amizades exatamente assim: me apoiam, me criticam, me amam, e é reciproco. Isso me dá conforto e segurança. Amizades verdadeiras nos dão segurança... pode? É uma mágica, é divino!
Agora, quanto a artesã... Essa fofa é demais, não é mesmo? Não conhecia seu trabalho, ou melhor, acho que já ouvi algo ou vi algo, mas não me lembro muito bem.
Obrigada por compartilhar.
Ah: outros filmes de amizade que amo: Tomates verdes fritos, Colcha de retalhos e Divinos Segredos
Beijinhos carinhosos
Jô
A gente sempre se surpreende com as pessoas, quando tudo parece estar sem graça aí aparece uma PEPA/VI para nos apresentar essas maravilhas de pessoas. Essa artesã é um exemplo, deveria ser para nós um modelo de como se cuidar do meio ambiente. Já te indiquei o site SACO É UM SACO??? Acho que sim, é muito bom fala sobre como devemos deixar de lado as sacolas plásticas e adotar outras "maneiras" de carregar nossas coisas. Lembro muito de um senhor que conheci na Paraíba, que tem uma "reserva particular" natural e que cuida muito da natureza, certo dia ele estava na calçada de sua residência natural e em frente tem o HIPER, as pessoas colocam lixo em frente e um dia tinha uma sacola plástica bolando de um lado para o outro e alguém disse: -Olha o que o vento fez, trouxe essas sacolas para cá! E o senhor respondeu: - o vento por acaso usa sacola??? Adorei a resposta, um tanto grosseira, mas bem verdadeira...
ResponderExcluirVixe que hoje eu to mais faladeira que a PEPA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PAZ E LUZ!
PS: NO PRÓXIMO ENCONTRO EU VOU NEM QUE SEJA ANDANDO DAQUI ATÉ AÍ...
E BOTA CHÃO!
Vi,que mulher é esta??Quanta sabedoria em sua vida!!Obrigada por dividir com a gente!!bjs!!
ResponderExcluirAdoro divulgar essas senhorinhas com tanta idade! E ao mesmo tempo produzindo, aproveitando a vida para aprender e ensinar, enquanto tanta gente "novinha" achando o mundo chato e não fazem nada e cansam à toa, e não vão à luta ..................
ResponderExcluirArriba gente !!!!!!!!
Beijos Vi.
Oie Pepa!
ResponderExcluirDestaque maior não teria! Com certeza essa artesã merece mesmo. A mulher que vive um tempo a frente do nosso.
Qdo ela fala de criar, é uma coisa super séria.
As pessoas, ou a maioria delas, ainda não vêem o artesanato como estilo, emprego e tudo mais.
Principalmente a sustentabilidade!!!!
Parabéns pela postagem!
Beijinhos!!!
Oi Vi!!!
ResponderExcluirCom toda certeza do mundo eu adoro vocês como minhas amigas...
Ah eu nem fiquei sabendo do sorteio;-(
foi muito rápido rsrs''''
Nossa essa Dona Dica é um máximo!!!
Quem tem mão boa tem né...rsrs'''''
Ah e vê se as senhoritas vão lá participar do sorteio do Blog tá?! rsrs'''
Bjaum no coração
Luh
Oi Vi, td bem..qta riqueza de vida tem essa senhora! que bom conhecer pessoas assim! minha vó tbm fez seus artesanatos até falecer, aos 86.
ResponderExcluirPepa, vim pq gostaria de te agradecer pelas palavras carinhosas cmgo hj! obrigada mesmo! e como vc disse...TO PAGAAAAAANDO! kkk adorei!
Beijos enormes
Oiii Vi...
ResponderExcluirSerá que chegaremos lá como essa artesã???
bjuuu e qjuuu
OI, VI!! QTA VIDA NESTA MULHER, E QTO ENSINAMENTO!!! AFFF!!!!
ResponderExcluirBEIJOS DE AMIGA!!!!!!!!!
OI, VI!! QTA VIDA NESTA MULHER, E QTO ENSINAMENTO!!! AFFF!!!!
ResponderExcluirBEIJOS DE AMIGA!!!!!!!!!
Oi Vi, o amiga valeu pelo carinho, e parabéns é sempre gostoso receber até atrasado rsrsrs, mil bjks doces Cris
ResponderExcluirQuantos trabalhos lindos! Parabéns! É muito bom conhecer um pouquinho do nosso Brasil e pessoas como essa que nos enche de orgulho. É uma artista incrível!
ResponderExcluirBeijocas...
Oi Vi querida!!
ResponderExcluirQue lição de vida Dona Dica nos dá, quanta vitalidade e criatividade. Sensacional!
Bom, estou triste, não por não ter ganho o sorteio, mas por não ter participado...#dramática rs
Beijoss
Parabéns pela postagem. Tinha ouvido falar da senhora artesã, mas não conhecia os detalhes das suas "artes". Que talento!!! Com atraso lhe desejo um feliz dia do amigo!...
ResponderExcluirBom fds,
Ana
Pena que não ganhei o sorteio de ontem, mas fiquei contente em conhecer a arte de Dona Dica. Estava aqui reclamando da tendinite que não vai embora e vejo isso: uma snehora de 90 anos que faz arte e não reclama de nada. Não tem decepções nem com pessoas que provavelmente copiam sua arte e se dizem dono. Beleza pura. Que bom que o site vai ser .com assim vou poder visualizar de meu serviço tambem. Acho super bacana a historia do Chico Mendes e vou passar no Eu quero viver bem para saber mais. Bjus.
ResponderExcluirQue postagem linda, parabéns!
ResponderExcluirSou uma admiradora daqueles que preservam a natureza artesanalmente. Não é a toa que deixei minha Sp (que amo) pra morar no litoral do nordeste, onde ainda posso ensinar muitas pessoas a reciclarem, apreservarem o meio ambiente, a agua do mar aqui é cristalina pq é cuidada pelos habitantes de Joao Pessoa - PB . Conheci esta MULHER pessoalmente, parabéns por publicar esta história que o mundo precisa ouvir, vcs sãi demais, bjs
ResponderExcluirBonsoir querida, tudo bem??
ResponderExcluirPassando aqui para agradecer pelo carinho de sempre, sorry por ter sumi minha flor.
Bjs e bom fim de semana!
Au revoir!!!
Amiga,adorei o trabalho dela.
ResponderExcluirPode-se encomendar? bjs