O olhar de Deus - Devocional - O tacho da Pepa

20 de janeiro de 2026

O olhar de Deus - Devocional


"O Senhor, porém, disse a Samuel: 'Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.''

O contexto deste versículo é significativo: Samuel está procurando o próximo rei de Israel entre os filhos de Jessé. Ao ver Eliabe, o filho mais velho, imponente e de boa aparência, Samuel pensa: "Certamente este é o ungido do Senhor". Mas Deus o corrige imediatamente.

Nossa sociedade valoriza profundamente as aparências externas: beleza física, sucesso visível, posses materiais, títulos e conquistas. Frequentemente, nós mesmos avaliamos os outros - e a nós mesmos - por esses padrões superficiais. Quantas vezes desprezamos pessoas que não se encaixam em nossos critérios estéticos ou sociais? Quantas vezes nos sentimos inferiores porque não correspondemos aos padrões do mundo?

Deus opera por um princípio completamente diferente. Ele vê além da fachada, além das máscaras que vestimos, além das performances que mantemos. Ele contempla o coração: nossos motivos, nossas intenções mais profundas, nosso caráter verdadeiro, nossas vulnerabilidades e virtudes que nem sempre são visíveis aos olhos humanos.



Examine seu próprio coração: Reserve um momento para perguntar a Deus: "O que você vê em meu coração?" Peça-lhe para revelar áreas que precisam de cura, transformação ou arrependimento.


Julgue menos, compreenda mais: Quando for tentado a formar uma opinião sobre alguém baseada apenas em aparências externas, lembre-se de que você não conhece toda a história. Deus pode estar trabalhando na vida dessa pessoa de maneiras que você não pode ver.

Valorize o caráter acima da imagem: Em suas próprias escolhas, busque desenvolver as qualidades que Deus valoriza: integridade, compaixão, humildade e fé.

Como minha vida seria diferente se eu valorizasse o desenvolvimento do caráter tanto quanto cuido da minha imagem externa?
Há alguém em minha vida que tenho julgado superficialmente e a quem preciso ver com os olhos de Deus?
Que áreas do meu "coração" (motivações, desejos, pensamentos) preciso entregar a Deus para transformação?

Lembre-se: você pode se esconder das pessoas, mas nunca de Deus. Essa verdade, que poderia ser aterrorizante, é na realidade libertadora - podemos ser completamente autênticos com Aquele que nos conhece completamente e nos ama incondicionalmente.




 

Nenhum comentário

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.