Bolo de banana com farinha de grão de bico - O tacho da Pepa

10 de agosto de 2025

Bolo de banana com farinha de grão de bico


E provando novas farinhas, comprei a de grão de bico.
Confesso que foi na emoção.
Fui na Zona Cerealista, depois de quase 5 anos , sim, desde a pandemia nunca mais fui na 25, nem na Zona Cerealista. 
Primeiro, claro porque queria evitar a todo custo estar no meio de aglomeração, depois acho que fiquei com um certo "pânico" de qualquer ajuntamento.
E depois com as compras on-line, acabou que ir até lá era um esforço desnecessário.
Mas neste mês me deu uma vontade de ir lá e fui, e o quer já era bom há cinco anos, agora é o paraíso, rsrsrsr
Tem farinha de toda espécie, coisas que eu procurava quando ia até lá e não encontrava, hoje tem e ainda por cima com o melhor preço.
Parece até publi da Zona Cerealista né ? Mas é opinião sincera. Não existe lugar melhor em São Paulo para encontrar o que você pensar.
Bom, mas voltando à farinha, comprei várias integrais para fazer pão, inclusive logo vem posts de pães integrais alemães, que não precisam de sova, aguarde.
E comprei a dita farinha de grão de bico, sempre ouvi falar muito dela, mas nunca dei chance. Mas dessa vez ela estava lá, toda se oferecendo e eu comprei.

Tem ótimas propriedades :

É rica em nutrientes, baixo índice glicêmico, boa fonte de proteínas e fibras.
Uma porção de 50 gramas contém cerca de 121 kcal, 18 gramas de carboidratos, 7,4 gramas de proteínas, 2,1 gramas de gordura e 18,1 gramas de fibra alimentar.
É rica em magnésio e ferro e pode ser uma alternativa mais nutritiva e menos calórica que a farinha de trigo

Se você for vegano, pode substitui o ovo por 1/3 de xícara de farinha de linhaça.
Particularmente gostei do resultado final, a farinha não deixa um sabor residual forte e a banana fica bem destacada.
Para quem tem restrição com o glúten é uma boa alternativa.


 Bolo de Banana com Farinha de Grão-de-Bico

Receita:

2 xícaras de banana amassada
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de chá de baunilha
1 ovo
1 e 3/4 de xícara de farinha de grão de bico
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal

Preparo :

Misture todos os ingredientes na ordem em que aparece na receita.
Coloque em forma untada e enfarinhada (com a própria farinha de grão de bico, ou coloque papel antiaderente) e se quiser salpique um pouco de chocolate meio amargo.
Leve para assar em forno médio até dourar, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.
Deixe esfriar antes de cortar. Pode ser congelado.


💡 Porção: Se cortar o bolo em 10 fatias, cada uma terá aproximadamente:
141 kcal | 25,3 g carboidratos | 5,6 g proteína | 2 g gordura


E você ? Gosta de testar ingredientes novos ?


Bjus 1000 

Nenhum comentário

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.