9 de novembro de 2023
O muro que protege, também segrega.
Queridas e queridos fazem 34 anos que derrubaram o muro que separava pessoas da mesma nacionalidade, mesma língua, as vezes, pessoas da mesma família, parentes, amigos.
Eu assisti quando começaram a derrubar, a felicidade da população oprimida pela fome, que viviam privados de liberdade, que poderiam ter esperanças de uma vida melhor.
No mapa podemos visualizar como Berlim foi dividida, resultado da derrota da Alemanha na Segunda Guerra mundial, que segundo o Acordo de Postdam, foi dividido em quatro zonas de ocupação, cada um controlado por uma das quatro potência aliadas : Estados Unidos, Reino Unido, França e a União Soviética.
A capital, Berlim, enquanto a sede do Conselho dos Aliados, foi igualmente dividida em quatro sectores, apesar da cidade estar situada bem no interior da zona soviética.
O objetivo seria reconstruir a Alemanha, foi então que os aliados se dividiram, a União Soviética não queria aplicar seu dinheiro na Alemanha, e foi assim que construíram o muro.
Tanta gente sofreu, morreu, por acreditarem em pessoas que as vezes só visam seus próprios interesses.
E quantos muros existem hoje pelo mundo?
Encontrei esse poema, que fala sobre outro tipo de muro, mas que tem um efeito tão nocivo quanto o muro de Berlim:
Puxa, já 34 anos...Assim vemos o quanto voa o tempo! Gostei da poesia!
ResponderExcluirbeijos,tudo de bom,chica
Partilha maravilhosa! Graças a Deus que o muro foi desfeito e que muitos muros que há no mundo e no nosso interior sejam desfeitos para a liberdade, o respeito, a igualdade e a dignidade possam dominar a vida.
ResponderExcluirAbraços fraternos!