Glutamato e as doenças degenerativas. - O tacho da Pepa

4 de outubro de 2018

Glutamato e as doenças degenerativas.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..



Queridas e queridos geralmente na primeira quinta feira do mês eu comento sobre acessibilidade, como melhorar a vida do idoso ou portador de limitações físicas.


Hoje não vou falar sobre acessibilidade, mas algo que tem relação à portadores de limitações físicas e mentais.

Particularmente não gosto de falar de doenças, sou daquela que depois que leio algo, fico procurando os sintomas em mim.. kkkkkkk

A Sissym postou no Face sobre uma campanha em pró dos portadores da doença ELA, já tinha ouvido falar da doença, mas não me aprofundei para não ficar neurótica.

Mas eu não podia ficar fugindo, fui ver o vídeo, não entendi muita coisa, então fui pesquisar.

Link para Campanha
ELA(Esclerose Lateral Amiotrófica), é uma doença que acontece no cérebro, assim como Alzheimer, Parkinson, e Doença de Huntington.

Leia mais sobre  a doença nessa matéria do desafio do balde de gelo
Não tem cura, existem pesquisas e alguns medicamentos que podem atenuar o sofrimento do portador da doença.

Essa doença age "desligando" o corpo e deixando só o cérebro funcionando, a expectativa de vida do doente é de 3  à 5 anos.


Pesquisas afirmam que 10% dos doentes são congênitos e os demais adquiriam a doença, mas ainda não foi constatado como se adquire essa doença, diferente de doenças que os cientistas conhecem a causa, como cigarro, drogas, vírus e etc.

'Pesquisadores descobriram que o Glutamato um aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) age como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.

Seu metabolismo cerebral é controlado por meio de receptores presentes nos neurônios pré e pós-sinápticos e em células da glia, principalmente. Tais receptores possui a função de controlar o tempo que este aminoácido permanece na fenda sináptica.

Falhas nessa função levam ao fenômeno chamado de excitotoxicidade com consequente neurodegeneração de neurônios específicos, que é responsável pelas doenças citadas acima, inclusive a ELA'
(Fonte)

Eu não entendi muito bem , mas "trocando em miúdos", para melhor compreensão, seria como uma caixa d'água, ela tem a boia para identificar quando a caixa esta cheia ou não, a água seria o aminoácido Glutamato, o receptor seria a boia,  e a caixa d'água seria os neurônios e as células.

Se der defeito na boia, a caixa vai encher e vazar, causando problemas de umidade, aumento da conta d'água e etc , no caso do corpo humano se o receptor der problemas, ele vai permitir que entre mais aminoácido que o necessário, causando a excitotoxicidade.

O artigo afirma que o nosso corpo produz glutamato em abundância, mas pelo que sei em relação a vitaminas e minerais é que as produzidas pelo nosso corpo ou pela natureza não é bio idêntico ao produzido em laboratórios, por isso que alguns médicos evitam receitar vitaminas, pois podem ter efeitos contrário ao desejado.

Por esse motivo imagino que o glutamato comercializado também não seja Bio idêntico e o excesso disso em nosso corpo, que danos poderia causar?

Cientistas afirmam que causa câncer.

Será que não poderia estar atuando de alguma forma para desencadear outras doenças?

Os cientistas continuam pesquisando e vamos torcer para que encontrem respostas e tratamento para essas doenças.


Enquanto isso os portadores da doença desejam ter o direito a ter acesso a drogas em fase experimental com o governo custeando tal experimento, é nisso que consiste  a campanha O direito de tentar.


Acredito que a melhor forma de tentarmos evitar certas doenças é procurar manter uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados ricos em conservantes , corantes e outros produtos químicos que não sabemos como vão reagir no nosso organismo.

Você sabe que esses alimentos tem Glutamato?


Vou colocar links para quem quiser saber mais.
Direito de tentar - Campanha lei Direito de tentar
Abreela- Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica
Ela - Esclerose Lateral Amiotrófica (grupo no Face)

A medicação para essas doenças é caríssima e é comum os familiares terem que mover ações na justiça para receberam a medicação, divulgar é uma forma de ajudar, visite a pagina Direito de tentar.


Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..
 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

7 comentários

  1. Oi Vi, bom dia!
    A irmã do Luciano Szafir morreu com essa doença (ELA) e na "novelinha" malhação eles também colocam esse tema através da personagem Amanda. O que eu acho, não só por conta do glutamato, é que quanto mais evitarmos os produtos industrializados, melhor qualidade de vida teremos.
    Ah vai, de vez em quando até pode, mas esse "QUANDO" deve ser um pouco longo né?
    Bjssssss amiga e um dia bem especial é o que desejo p/vcs

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi!
    Post muito interessante e explicativo. Precisamos ficar atentos com o que consumimos, quase todo alimento industrializado possui o tal do glutamato. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de post, Vi! Tenho diminuído bastante os industrializados, acho que tem tudo a ver com essas e as outras doenças. Confesso que não sabia que havia glutamato nos alimentos doces, vacilo, vou prestar atenção.

    Quando meu filho teve câncer de tireoide há 5 anos ele respondeu um questionário sobre hábitos, mas só aquelas coisas tipo, fumo, bebida, sono, drogas...Falei para o médico dele que se nunca fizerem pesquisas mais abrangentes não haveria parâmetros para comparar e dizer o que causa ou não determinada doença...os hábitos das pessoas mudaram e também deveriam ser relacionados nos questionários.
    Adorei, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vi,
    AQui já falam muito do glutamato...e mal.E a substância que colocam prá gente não parar de comer.Eu acho que tudo quanto é produto industrializado tem,só camuflam o nome com siglas.
    Nossa saúde está realmente ligada a alimentação.As pessoas mais antigas,que tinham horta em casa,faziam biscoitos e bolos em casa,doces,viviam muito mais e melhor.Dificilmente ia ao médico.Ótimo post.Parabéns
    Besitos e tenham um restinho de semana abençoada

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por falar sobre isso. Eu assisti o video e o abracei, pensei que pode ser algo que aconteça a qq um de nós e o quanto é o sofrimento em busca de algum alivio. Eu quero te dizer o quanto me DECEPCIONO no FB quando apresento campanhas ou algum assunto de utilidade publica. Ninguem dá a devida importancia. Se comparar com uma piada, o ser humano não significa nada então.

    Nossa, adoro Crunch... fiquei pensando na Laura que come tantas bobagens. Comemos bobagens. Só que para muito não faz bem.

    Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom post, sabe há pouco tempo meu filho fez exame de sangue e deu alteração nos trigliceres, a medica falou que se ele não fizer uma dieta radical pode infartar antes dos 30 anos e as causas são má alimentação e só comer estar porcarias industrializadas, daí para frente tenho mudado muito a alimentação aqui em casa ,ando evitando tudo que é industrializado , estou comprando mais frutas e verduras, agora com seu post mais do que nunca vou mudar nossas vidas. Muito obrigada pela informação. Bjs https://patriciacharleaux.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tão complicado cuidar da saúde, muito bom trazer esses assuntos que são pouco divulgados, parabéns pela iniciativa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.