Merengue de maçã, o meu doce de infância . - O tacho da Pepa

7 de janeiro de 2018

Merengue de maçã, o meu doce de infância .




A Elaine propôs essa blogagem, e como de costume "nóis" participa !! Ativamente ? Nem sempre, srrsrsrsr, mas participa !

Eu achei o tema bem legal, porque realmente o cotidiano acaba se tornando algo que nós não percebemos, fazemos tudo automaticamente...

E a beleza da vida não acontece nos momentos incríveis e sim no dia a dia... no arrozinho com feijão, tão bem temperadinho que a gente não saboreia, apenas engole... como uma obrigação.

E não deveria ser assim né ? Se alimentar, assim como outras faculdades do nosso corpo é uma tarefa tão complexa que se nós parássemos  para "reolhar" daríamos valor aos sabores mais singelos... 

Nesta semana eu quis fazer um doce que está nas minhas lembranças de criança.

Antigamente não usávamos leite condensado com a frequência que usamos hoje. Era só em datas especiais. Não tinha essa de no meio de uma semana qualquer abrir uma lata de leite condensado e fazer um doce. 

Quando eu era pequena os doces eram "raiz",rsrsrsrs

E quando fiz esse doce, eu senti no paladar aquele saborzinho da infância. Consegui trazer de volta aquele "olhar" sobre o simples e ao mesmo tempo muito saboroso.

Se você tem mais de 40, esse doce deve ter dado o ar da graça muitas vezes por ai ! Aqui ele era sobremesa de fim de semana, geralmente com banana, que sempre foi a fruta mais barata na feira e minha mãe fazia caramelada sobre esse creme e com uma camada generosa de merengue assado. 

Hoje eu fiz com maçãs, e é essa versão que passo pra você :

Merengue de Maçã

Para o creme :

1 xícara de leite
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 gemas
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha

Levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar e cozinhas as farinhas. Colocar em um recipiente que possa ir ao forno e colocar as frutas por cima.

Maçãs :

2 maçãs sem casca picadinhas (pode ser banana em rodelas, abacaxi, pêssegos)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de suco de limão

Leve tudo ao fogo e cozinhe até  derreter o açúcar e dar uma leve caramelizada. Disponha sobre o creme.

Merengue :

2 claras 
1/4 de xícara de açúcar

Bata as claras em neve, adicione o açúcar e bata mais um pouco até ficar lisinho.

Coloque sobre o creme com maçãs e leve ao forno para cozinhar o merengue. Tire quando estiver bem douradinho.

Dá pra servir quente (amoooo) ou geladinho, só que o merengue vai dar uma murchadinha, nada que interfira no sabor da infância que você vai ter ao comer esse doce !


Vem participar também dessa blogagem, aqui você espia como participar, lembrando que pode participar pelo facebook, ou pelo instagram também, não tem desculpa pra dar uma reolhada ao seu redor e apreciar as pequenas coisas (ou as grandes, vai saber se você constrói prédios né ? rsrsrsrs)


Bjus 1000 !!




18 comentários

  1. Pepa:
    Só posso dizer que adoro doces, principalmente esses que remetem a infância, nem sempre as coisas eram fáceis, porém havia muito carinho envolvido.
    Beijocas e até o próximo olhar

    ResponderExcluir
  2. Olá Pepa, ao ler sua postagem também fui remetida a minha infância. Você tem razão, quem tem mais de 40 deve pelo menos uma vez ter apreciado essa delícia.Esta semana vou fazer sua receitinha. Obrigada por compartilhar. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aqui chamamos de chico balanceado!!! E tem mesmo sabor de infância!!! lendo me lembrei do meu doce de infância : Pudim toucinho do céu que por mais incrível que possa parecer fiz no sábado passado depois de um bom par de anos longe do meu fogão rsrsrsr Sentei e comi sozinha lembrando das vezes especiais em que minha mãe fez esse doce pra nós e foi delicioso. Obrigado por suas visitas.A pitaia é uma espécie de cactos e suas flores duram uma noite apenas fechando ao amanhecer.
    Aquela foi a primeira flor que vi e tive uma noite mágica observando a flor desabrochar. infelizmente a minha não dará frutos dessa vez pois só agora descobrir que preciso 2 plantas diferentes para isso. Mas já estou providenciando uma companhia pra ela. Quanto ao bujo vou mostrar sim o desenrolar dessa historia, Inclusive ja tenho mais alguma coisa pronta para um próximo post. Estou desenferrujando meus desenhos a mão livre!!! Um beijo e uma ótima semana da Eliane.

    ResponderExcluir
  5. Gente, que água na boca!! Quero um pouco!! Manda via sedex? hehe

    BLOG - TUDO ATRASADO


    ResponderExcluir
  6. Oi Pepa! Fico olhando essa imagem e dando vida à ela, a colher entrando e saindo aquela porção com caldinha, creme e a fruta...que delícia! Para mim foi o contrário, eu fazia e minha mãe adorava, até hoje ela lembra dessa sobremesa. Quentinha com sorvete também é muito bom!
    Vi, obrigada pela visita e comentário, vamos ver se desenferrujo!! rs
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Adoro com banana, vou experimentar com maçã! Sabe q eu estava tentando ver qual era o doce da minha infância e não me recordo? Kkkkkk será q isso é indício q estou velha demais? Que horror kkkkkk
    Bom, o q tenho na mente é: virado de ovo feito pela minha mãe em dias chuvosos. Gema batida com açúcar, até ficar branquinha, sempre feita pelo meu pai. E bolinho de chuva no enterro da vó Joana. Vale isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei daonde saiu esse Feito com Amor kkkk. Aqui é a Luciana escrevendo

      Excluir
  8. Hummm, já decidi minha sobremesa p/o próximo FDS. Delícia!
    No momento estou assim:
    Metade em férias, uma parte acertando algumas pendências no PC e outra parte visitando os amigos aos pouquinhos. Hummm, acho que estou um pouco perdida! kk
    Bjssss meninas

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas! Vim ver a participação de vocês no reolhar a vida e estou com água na boca diante dessa delícia. Parabéns pela participação e pelo blog, gostei demais e já estou seguindo. Convido-as conhecer meus espaços e se gostarem, siga-os e ficarei muito grata e feliz. Desejo, também, um ano de 2018 bem feliz e com muitas realizações e interações na blogosfera.
    Eis meus links:

    http://meusertaopoetico.blogspot.com.br
    http://sounaturezaesertao.blogspot.com.br
    http://brincadeirasdepoetas.blogspot.com.br

    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  10. Lia, senta e fica com pena de mim: nunca comi merengue.
    Mas ler teu texto me fez lembrar (e concordar) de uma época em que leite condensado era luxo. Só fui conhecer tarde na vida, já mocinha.
    Hoje a gente usa em tudo...
    Um dia postei um pudim que não leva leite condensado e fui muito questionada se era mesmo sem leite condensado rsrsrsr
    beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Hummmmm…….sim eu lembro desse merengue na minha infãncia…….minha mãe fazia com bananas caramelizadas.

    Bom lembrar…..muito melhor comer……rsrsrsrs…….será que consigo fazer?…….Nunca fiz!!!

    Sonia

    ResponderExcluir
  12. Adoro essa sobremesa com banana, chamamos de Chico Balanceado ou Manezinho araujo, nunca fiz de maçã mas vou tentar em breve. Sou dessas de comer com os olhos, não sou muito fã de comida "feia"...rsrs
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Esse blog já é uma delícia, com gostinho de infância então! Fica pra lá de bom! Meninas vocês são maravilhosas, autenticas e lindas! Desejo que neste novo ano, cada reolhar seja um despertar para todos que passam por aqui. Muita Paz e Bem! Nice

    ResponderExcluir
  14. Opa receita boa a gente já engatilha para o final de semana rsrs

    Incrível a nossa memória do paladar. As comidas ficam mesmo diferentes, com sabor de saudade, quando estão ligadas a lembranças, ainda mais como essa, amorosa e feliz.

    Um ano doce para vocês <3

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  15. Hummmm! Nossa, amo isso! Eu sou louca tambem por pudins.

    ResponderExcluir
  16. Humm! Aqui é chico balanceado, mas nunca fiz com maçã. Meu doce de infância era gelatina cor de rosa, só tinha no natal e aniversários.
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  17. Pepa, olha você me dando água na boca... Agora vou ter que fazer essa receita maravilhosa.
    Eu também adorei o foco da BC proposta pela Elaine e vou participar, com certeza. Comecei atrasada, mas já estou lá com a minha primeira semana.
    Pode ver me visitar que eu vou gostar. :)
    A Amizade é o Melhor Remédio

    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.