O dia que o Noel foi apedrejado. - O tacho da Pepa

21 de dezembro de 2017

O dia que o Noel foi apedrejado.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos nesse post vou colocar algumas fotos dos trabalhos que fizemos para os vídeos da serie #24diasparaonatal e amigo secreto.

Aproveitando o tema natalino, vou comentar sobre uma notícia, o papai Noel que foi apedrejado por falta de bala (doces).

Li comentários de pessoas dizendo como as crianças eram sem educação e como os pais das crianças não souberam educa-las e etc.

Pensando sobre o fato, fico imaginando que idéia algumas pessoas fazem sobre quem mora na periferia e é pobre.




Imaginam que estas pessoas são cegas e desprovidas de um cérebro?

Porque o papai Noel distribui iPhone, veículos luxuosos, jóias e etc, para os ricos e para os pobres distribui balas?

As pessoas da periferia já são humilhadas o ano todo, moram em lugares que não tem saneamento básico, o transporte público pode ser comparado ao veiculo que transporta gado, o sistema de saúde é precário (falta tudo), e segurança, não existe ...

E para completar, surge um criatura fantasiada sem doce suficiente para todas crianças. 

Quem disse que eles queriam doces?



Eles queriam iPhone, queriam roupa e tênis de marca, queriam comer bacalhau, beber champanhe boa, mas foram privados de tudo, por causa da ganância de uns que metem a mão descaradamente no dinheiro publico.

E quando eles se revoltam e  apedrejam aquele que simboliza a injustiça social, algumas pessoas ainda não sabem porque eles agiram assim?

Quando criança eu não conheci o papai Noel, fui pobre, Natal para minha família era e é uma festa cristã, e comemorávamos o nascimento de Jesus, não tinha presente.

Mas eu via outras crianças que ganhavam presentes do papai Noel e ficava pensando, esse cara não gosta de mim, porque não me dá nem uma boneca de plástico duro.



Aquilo só não gerou uma frustração, uma mágoa, porque meus pais esclareceram que aquele ser, eram os pais das crianças que davam presentes aos seus filhos e que não existia um ser sobrenatural distribuindo presentes.

E como diria o Julius da série 'Todo mundo odeia o Chris', presente para pobre é ele ter saúde, ter onde morar, ter uma cama quentinha para dormir, ter comida para comer...

Então a gente ficava satisfeito com os panetones, com o frango recheado, com a família reunida, olhando o presépio e lembrando que Jesus nasceu, e nasceu pobre.

Só conheci a história do Noel depois de adulta, que era um homem que distribuía presentes, que morava lá no polo norte e chamava Nicolau.




Então surge uma duvida, porque pararam de fazer festa de aniversário para Jesus, para criar um dia que ensinamos as crianças a esperar que um idoso fantasiado, venha lhe trazer presentes, que premia os ricos com presentes incríveis e os pobres com balinhas?

Porque simplesmente os pais não podiam presentear os filhos sem usar a figura mitológica do Noel?

Sera que nenhum psicanalista imaginou o quanto isso é ruim para criança pobre?

Ser discriminada por ser pobre, por um senhor branquelo, que deve ser milionário, para manter o aquecimento da sua casa lá no polo norte, e que tem uma carruagem de renas voadoras.

Alguém poderá dizer, mas isso é para manter a fantasia e imaginação da criança.

Porque manter a fé no coração da criança passou ser algo tão ruim que precisamos substituir Jesus por Noel?




Logo teremos a páscoa e novamente Jesus será substituído por um coelho que bota ovos de chocolate, (existe algo mais mitológico do que um mamífero botando ovos de chocolate?)

Afinal, quem tem traído Jesus?

Não devemos perguntar porque o mundo esta tão ruim, porque a miséria, a fome, a violência, os assassinatos e suicídios tem aumentado?

Trocamos a fé pela fantasia.

A fé trás a existência o que não existe, não faz acepção de pessoas.

A fantasia, premia ricos com presentes caros e pobres com balinhas.

Desejo a todos muita saúde, paz, e alegrias, que na casa de vocês nunca falte o alimento e aos que creem, que Jesus esteja vivo no seu coração.


Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..

 muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Pinterest
Tchau,Vi

11 comentários

  1. Oi Vi, gosto muito dos seus textos, eles sempre me fazem refletir e isso é maravilhoso, espero que no próximo ano tu continues escrevendo muitooooo, pois precisamos desses pensamentos para refletir melhor sobre a vida e suas complexidades. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  2. Pepa,
    Infelizmente o verdadeiro sentido do Natal,se perdeu faz tempo.Eu nunca gostei de Papai Noel de shopping,de porta de loja e desses que iam ao colégio(dos meus filhos).No meu tempo nem conhecia o tal velhinho...rsrs...Aqui quem tras os presentes são do Reis Magos, escrevem a carta a eles e esperam dia 06 de janeiro.Mas nada de ouro,incenso e mirra.Querem é Jerusalém inteira...kkk...
    E não pense que por ser um pouco "mais cristã" a tradição,estamos isentos de polêmica.Dizem que um era Pretinho e em vez arrumarem crianças negras prá serem os ajudantes do tal rei,pintam as brancas com maquiagem preta no desfile.
    DEsejo a vocês um Feliz e Abençoado Natal.
    Besitos

    ResponderExcluir
  3. Aplausos mil para essa postagem, é bem assim mesmo... todos deveriam ler.
    Hoje são poucas as pessoas que lembram do verdadeiro sentido do Natal, quando criança a nossa festa era cristã, nada de presentes... o meu primeiro presente de Natal foi de uma fábrica a Vigoreli que deu. Minha cunhada é professora e perguntou as 18 crianças de 7 a 9 anos o que se comemora no dia de Natal? e todas responderam dia de ganhar presente do papai Noel, os pais de hoje não frequentam igrejas, e nem passam esses valores para os filhos.

    Uma pena, hoje quem tira proveito é o comercio, Nessa época fico quietinha dentro de casa, fujo do burburinho de gente enlouquecida correndo atrás sei lá de que? Mas é claro que não sou santa, vou a missa, no jantar de família trocamos presentes, agradecemos, tomamos champanhe..... e ainda insisto para os netos irem comigo na igreja , nas não querem de jeito nenhum...fazer o que né?

    Eu só posso olhar de longe e atacar na hora certa. kkkk
    Obrigada pelo carinho de vocês, pela amizade, pelas partilhas, mesmo não conhecendo pessoalmente sinto um carinho mto grande por vocês duas.

    Aqui um pouco tumultuado, depois do Natal já saímos de férias, visitarei os cantinhos qdo der uma folga.


    Um Feliz Natal com muita paz e luz!
    njsssssss

    ResponderExcluir
  4. Ah! amei as artes, adorei a arvorezinha de almofadas.

    ResponderExcluir
  5. E afinal, qual é a surpresa no apedrejar? Não é o que vemos todos os dias nas redes sociais, as pessoas já entram na prontidão pra apedrejar, ganhando ou não balinhas! Esperam que lá na vila pobre reajam com "resignação"? Feliz Natal, gurias! Presente pra Jesus esse coração lindo de vocês!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vi, mais uma vez você foi fundo na reflexão, amei de verdade. Quando eu era criança também me perguntava porque o tal do papai noel não me dava nada, minha família tinha pouquíssimos recursos e não podia dar presentes, enfim, era frustrante, mas fui crescendo e aprendendo que tudo isso se tratava de puro comércio e exclusão social. É muito triste usarem uma data que dizem simbolizar o nascimento de Cristo (pois na Bíblia não relata o dia que Ele nasceu) e substituí-lo cruelmente por um cara fantasiado sem sentido real nenhum. Na minha casa tento conscientizar meu esposo sobre algumas datas, está sendo difícil, mas não desisto, não quero que minha filha vá na onda da mídia, do comércio... quero que aprenda valores espirituais, que tenha senso crítico e que saiba discernir as coisas. beijos para você e Pepa!

    ResponderExcluir
  7. Brilhante mensagem!!!
    Que o NATAL seja tempo de reflexão e que a sua magia e luz, consiga envolver o nosso coração, fazendo com que ele espalhe, um mundo infinito de estrelas de Amor e Amizade, para iluminar o caminho de todos aqueles que passam na nossa vida.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, sonhos realizados, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  8. Oi Vi, bt!
    Te aplaudindo de pé pelo post!
    Amiga, estou passando p/agradecer seu carinho e desejar que o ano de 2018 nos traga muita saúde, muita paz e muitas alegrias pq estamos precisando né?
    Desejo p/vcs um 2018 maravilhoso!
    Bjsssss e bjsss p/Lia

    ResponderExcluir
  9. FELIZ ANO NOVO pvcs é o que desejo!
    Bjsss💋

    ResponderExcluir
  10. Oi Vi, bela postagem!! O mundo tá um lugar tão difícil de se viver, mesmo com tantos avanços...A fantasia e a fé é um escape que já não está funcionando para a grande maioria...
    Feliz Ano Novo, abraço!

    ResponderExcluir
  11. Perfeito! Detestei a ideia de mentir p minha filha sobre o papai noel e ter q desmentir depois... entao optei por nao esconder a verdade... para ela papai noel era como um adereço de natal... tinha um num shoping... outro em loja, outro nos comerciais... cresceu sadia e feliz. Ganhava presente de nós e dos avós e dindos e sabia que aquela boneca mega cara do comercial era difícil, entao ficava bem feliz com o que podia ganhar. Dizia que o que ela mais queria ter no mundo ela já tinha que era a gata Mina dela e não tem presente caro no mundo que ganhe disso kkkkk então curtia numa boa os presentes que podíamos comprar. E eramos sempre bem criativos! Com pouca grana e criatividade podemos dar belos presentes!! E ela gostava da expectativa, da decoração, das luzinhas, das músicas, da montagem da árvore - que, aliás, armamos juntas até hoje! Bela postagem, Vi. bjs e feliz 2018

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.