21 de agosto de 2015
A família buscapé e a TV a cores
Oi girls and boys, Vi, escrevendo ..
Queridas e queridos, quando surgiu a TV colorida no Brasil, na década de 70, só os ricos tinham acesso a ela.
Como sabemos, em 70 também surgiu a lei de Gerson, leve vantagem você também, tipo, dê um jeitinho para se dar bem..E se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer bem , é dar um jeitinho.
Nesse quesito ocupamos segundo lugar, porque o primeiro sem sombra de dúvidas é da China.
Então inventaram uma TV colorida mais popular, tipo, tem o sapato Louboutin original que custa os dois olhos da cara, pobre querendo ostentar riqueza, dá um jeitinho e pinta a sola do scarpin de vermelho ...
Ou tem uma bolsa Louis Vuitton que custa um rim, pobre querendo ostentar riqueza, dá um jeitinho, corre na 25 de março, e volta com meia duzia de bolsinhas chinesas.
Com a TV foi a mesma coisa..
Eu, uma criança de 7 anos doida para assistir pelo menos um programa de TV colorido, podia ser um telejornal, até o pronunciamento do presidente militar..
Então minha mãe comenta, o filho dos Buscapé (dei esse nome porque eles moravam em uma chácara) trabalha em uma grande fábrica de televisão e conseguiu comprar uma TV colorida diretamente da fábrica (com preço reduzido)
Meus olhos brilharam, muita emoção, eu iria poder assistir um programa de TV colorido, pois minha mãe iria visita-los naquela semana.
Chegando lá na chácara, não via a hora de assistir a TV, só pensava nisso, por todos os ângulos meus olhos procuravam a tela da TV que estava desligada na sala.
Depois de muito tempo, depois do café com biscoitos, e eu angustiada, muitas conversas da minha mãe com a amiga, e eu desesperada...
Ela finalmente liga a TV.
Foi nesse momento que meu sonho desmoronou, fiquei frustrada, olhava para aquilo, sem acreditar..
Se eu pudesse e tivesse uma marreta na mão, acho que destruía aquele troço..
Como podem fazer isso com uma criança inocente?
Para os pobres, a TV colorida consistia em um painel de plástico colorido, tipo arco-iris, que era colocado sobre a tela da TV.
Descobri, através do blog Casa Universal, que esse "avanço tecnológico" tinha um nome, TV degradê.
Ficava igualzinho aquelas fotos coloridas do Facebook..
Vou confessar uma coisa a vocês, sofri muito com aquelas fotos coloridas do Face, porque lembrava da TV colorida (degradê), e conseqüentemente da frustração, do sonho destruído..
Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e Atenção ..
muitos beijos ..
Meu carinho para vocês:
Tchau, Vi
Obs: Todas imagens que não tem o link do autor, é porque a imagem já esta tão difundida na internet que é impossível determinar seguramente quem é o autor, para saber onde encontrar a imagem, click com botão direito do mouse na imagem, ao abrir a janela, click em 'pesquisar essa imagem no Google' e aparecera o histórico de todos blogs, sites, e etc onde tem a mesma imagem.
Obs: Todas imagens que não tem o link do autor, é porque a imagem já esta tão difundida na internet que é impossível determinar seguramente quem é o autor, para saber onde encontrar a imagem, click com botão direito do mouse na imagem, ao abrir a janela, click em 'pesquisar essa imagem no Google' e aparecera o histórico de todos blogs, sites, e etc onde tem a mesma imagem.
que linda esta história!!!!Essa degradê eu não conhecia.lembro que meus avós maternos tinha uma tela azul na frete da TV.òtima história,adorei!!!
ResponderExcluirahahah, ai guria... amo tuas histórias com nomes fictícios. Amo vocês duas, mas os teus posts sempre me arrancam alguma emoção. Beijos e um resto de semana iluminado para essas manas tão queridas do tacho!
ResponderExcluirnão cheguei ver a TV degradê pessoalmente, mas lembro de algo tipo um papel celofane colorido grudado na tela com durex, acho que lá em casa o jeitinho foi com algo mais em conta! kkkkk
ResponderExcluirBjs
Nossa geração já viu e passou por tanta coisa que contando pros mais jovens fica até difícil de acreditar.
ResponderExcluirBjs
Olá flores!Cheguei a ver também com essa tela na frente rs
ResponderExcluirBjussss
Suas doidinhas, olha, até compartilhei que não esperava pelo final. Sabe por que? Desconhecia a tecnica rudimentar, que talvez fosse melhor do que os chuviscos terríveis nas Telefunken coloridas.
ResponderExcluirUma vizinha tinha, mas era terrivel ver a imagem tão ruim porque a antena, naquela época, não pegava bem. Então, assistir a nossa em PB era muito melhor, não causava estresse visual.
Beijinhos
Oi Vi, acho que tivemos nossa primeira TV em cores final da década de 70...Lembro de termos colocado um tipo de plástico colorido na nossa velha preto e branco, mas ficou pouco tempo, era muito chato aquelas faixas...imagino sua frustração....E quando queimava as famosas válvulas e demorava um século para consertar? rs
ResponderExcluirBeijos!
Oi Vi !
ResponderExcluirAdorei a estória. Lembro que acompanhei a mudança do padrão preto e branco ara o colorido...Mas a tv degradê não conheci...Eu tinha um vizinho que tinha um painel de plástico verde na frente da tv (era tão estranho"), mas em casa era P&B mesmo. A primeira "em cores"" foi na "casa da vó", ois os filhos se juntaram e deram uma de presente de natal. Nós tínhamos um primo distante que trabalhava na phillips e fez preço de custo para a vó.
Kkkkkk, lembrei também que as tvs antigas, à válvula, faziam um barulhinho estranho quando a gente ligava. Elas tinham que "esquentar"...rsrsrs
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Oi Vi. Gosto muito dos teus textos. Em casa tivemos uma Telefunken também. Quanto à tela colorida, tinha na casa dos meus avós maternos. Mas quem ficou rico produzindo isso foi S.Carlos, da Colorvisão, de Araçatuba-SP. Depois que caiu em desuso, investiu em outros produtos e, atualmente, tem a fábrica Colormaq, com seus armários metálicos, móveis, máquinas, tanquinho...eu tb tinha mais ou menos a tua idade qdo inventaram isso...e nunca me convenceram. Kkk
ResponderExcluirOi Vi! Ri muito com a história do Louboutin e da Louis Vuitton; mas me frustei junto com você com essa história da TV. Affff... Como criança sofre. Bj
ResponderExcluirHahahahaha rindo até 2020 com essa história.. Seria trágico se não fosse cômico, desculpe o desrespeito com seu trauma mas não dá.. E sobre o brasileiro ser um povo criativo disso não duvido vejo cada coisa, pena que não canalizamos essa criatividade pra fazer coisas boas que atendem a todos.. BjoO grande!!
ResponderExcluirAtt; Wesley Felício
Olá Vi! Não me lembro de tv nem de televizinha na minha infância. Éramos muito pobres e os vizinhos também. TV em casa só quando eu já tinha 21 anos e não morava mais com minha família. Adorei conhecer sua história e concordo contigo quanto à colocação do país no quesito jeitinho.
ResponderExcluirBeijos.
Não me lembro dessa TV degradê,mais gostei da história!!
ResponderExcluirBeijão Vi!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chorei de rir aqui.
ResponderExcluirNa minha casa tinha uma tela dessas mas era portátil e ROXA. Imagina isso!
Lembro que a primeira TV colorida lá em casa foi comprada para ver a copa, de 90 se não me engano.
Beijos e ótimo final de semana
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/
Lendo sua história, consegui sentir sua ansiedade para assistir a tv colorida!
ResponderExcluirVi,
ResponderExcluirVocê foi iludida quando criança, que horror!! menina, lá em casa nem esa degrad~e tinha, era preto e branco mesmo e olhe lá...kkk Adorei sua história.
Bjokas e bom final de semana,
http://www.dmulheres.com.br/
Oh dó!!!
ResponderExcluirEu também lembro destas telas, na casa do meu avô tinha uma.
bjk
Se não era pra rir, me desculpe, Vi, mas foi a história triste mais engraçada que já vi! Eu nunca tinha ouvido falar nessa película colorida não! Mas não sofra mais por isso. Imagine que passei minha infância toda SEM TV! Quando entrou o primeiro televisor na minha casa, eu já estava com meus 14 anos! Beijoka!
ResponderExcluirkkkkkkkkkk...
ResponderExcluirPensei que fosse a única a lembrar da Tv degradê.
E fiquei quietinha com a sensação porque não quis parecer velha! ahaaaa...
Achei muito interessante o post!
bjOO
Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins
Olá Vi, doente como estou, só vindo aqui e lendo isso pra me acabar de rir. Bom final de semana. Um xeru!
ResponderExcluirSandra
http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/
As fotos do face também me deram essa impressão, de ver de novo a tv colorida, rsrs...As lembranças foram boas, trouxeram imagens quase esquecidas.
ResponderExcluirBeijinhos, Vi! Adorei sua história...
Ana
Vi querida,
ResponderExcluirLinda postagem!Minha mãe relatou vários fatos,um era fugir
para casa de vizinhos para ver como colocava papel colorido
na tela kkkkkkk!Amei seu carinho deixado no nosso cantinho.
Um abençoado domingo
Grande beijoooooooo
BOA TARDE, COLEGA VI!
ResponderExcluirQUE POSTAGEM NOSTÁLGICA, ADOREI! :) ME LEMBRO BEM DESSA "SOBRE TELA" COLORIDA. NA CASA DE MINHA BISAVÓ PATERNA, TINHA UMA. ACHAVA MUITO ENGRAÇADO VER AS COISAS EM CAMADAS DIFERENTES DE CORES. LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA...
EI, MOÇA!
TEM POSTAGEM NOVA EM "GAM DOLLS (2)". PASSE POR LÁ PRA CONFERIR.
FICAREI FELIZ COM TEU COMENTÁRIO E VISITINHA, SEMPRE TÃO SIMPÁTICOS.
TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)