Aquecer, iluminar, adubar, esse pode ser o destino do nosso lixo. - O tacho da Pepa

25 de abril de 2014

Aquecer, iluminar, adubar, esse pode ser o destino do nosso lixo.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, essa semana li uma matéria que me alertou sobre a questão dos aterros sanitários.

Uma empresa importou lixo tóxico dos EUA em 2003, (a empresa importou 11 toneladas de lixo tóxico para fazer adubo).

Essa carga estava lá no Porto de Santos, esperando decisão da justiça, pois deveria ser devolvida aos americanos, mas não conseguiram devolver.

Os EUA, são cheios de moral na hora de ditar regras para os outros, mas eles vivem dando o jeitinho deles para levarem vantagem..

Então ficou para o Brasil resolver o problema,(levou 10 anos para decidirem o destino do lixo).

O que seria feito com esse lixo?

Foi decidido que seria enviado a um aterro sanitário no Tremembé, em SP, que dizem ter capacidade de dar o tratamento adequado a esse tipo de lixo.



Como não sabia onde ficava tal aterro,  fui pesquisar, e fica perto de Taubaté, Pindamonhangaba, interior de SP.


Observando a foto, vocês podem ver que a região onde esta localizada o tal aterro é linda, uma região montanhosa, com mata, que deve ter mananciais de água, que podem ser poluídos por esse lixo tóxico.

Em fevereiro a Cetesb multou esse aterro do Tremembé, por vazamento de resíduos devido ao rompimento de um talude.

Imaginem se acontece o mesmo com esse  lixo tóxico, altamente cancerígeno, que foi importado dos EUA?

Mas pesquisando, descobri que existem muitos aterros sanitários em regiões semelhantes, regiões estas que deviam estar sendo preservadas, aqui perto do meu bairro tem um.



Toda área verde do mapa é mata natural, que faz parte do Parque da Cantareira, e o aterro esta lá ( o ponto vermelho).

Os aterros sanitários são necessários, mas sua localização tem que ser em locais que causem o menor risco e impacto para o meio ambiente.

Se houvesse investimento por parte dos governos, grande parte desse lixo seria transformado em energia e não poluiria o meio ambiente.


Aterro Sanitário em Teresina, Jornal On line da UFPI
No Japão 62% do lixo vira energia, e a Noruega importa lixo de outros países para transformar em energia.

A questão do lixo, é muito abrangente, mas por ser uma questão muito próxima de todos nós e que pode causar prejuízos financeiros e pior, prejuízo a saúde de todos nós, precisamos nos inteirar sobre a destinação do lixo e como ele esta sendo tratado.

Principalmente o lixo tóxico, como baterias de celulares, lixo hospitalar, lixo químico.

Por exemplo: recentemente fui comprar tambores de plástico para fazer o Biodigestor, achei em um ferro velho alguns que continham um resíduo e como tinha etiqueta do produto, entrei em contato com o fabricante para saber como limpar os tambores.

Aterro Sanitário em Cingapura serve de reserva natural.

A empresa comunicou que os tambores não podiam ser reaproveitados..

Como assim?

Se não podiam ser reaproveitados, a empresa tinha obrigação de recolher as embalagens e dar uma destinação correta para elas e não simplesmente "lavar as mãos", permitindo que tais embalagens fossem parar em um ferro velho.

O pior é que a empresa é descarada, pois no seu site, afirma ter um trabalho voltado a preservação do meio ambiente.

Está cheio de empresas assim, que no seu site consta que colabora com a preservação do meio ambiente, mas não faz nada para recolher os resíduos, (embalagens, pilhas, baterias, remédios, venenos e etc) que produzem.

Por falar em empresas preocupadas com meio ambiente, em outubro de 2013 algumas amigas blogueiras foram conhecer a 'Fábrica Verde" da Coca-Cola em Maceió.

Elas ficaram encantadas com o que viram.

Entre elas esta a Chris Ferreira do Blog Inventando com a Mamãe e a Kellen do Blog Trilhamapupiaria, vale a pena conferir o post que elas fizeram.


Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Flores de papel da Dragonfly Expression
Tchau,Vi

24 comentários

  1. Vi, que post interessante! Pois é amiga, muitas empresas fazem propaganda como se fossem ecologicamente corretas, mas na verdade também colaboram para destruir e contaminar o meio ambiente. E quem é que fiscaliza tudo isso? Ninguém! Os brasileiros precisam aprender muito com outros países que dão exemplo nessa área. Às vezes penso se ainda podemos ter esperança em um país que leve a sério questões como essa. Isso é Brasil! Bjs e ótimo "meinho" de semana.

    ResponderExcluir
  2. OI Vi, bom dia. Que bom que apareceu, estava me dando tititi sem os posts de vocês....kkkk.
    Vi, não sou tão engajada como você no sentido de colocar a mão na massa e tentar resolver ou ao menos amenizar o problema ambiental do planeta, mas me preocupo sim, fico imaginando a Terra atolada num monte de lixo (como já está) e a gente morrendo sufocado, com falta de água, de alimentos...e alguns idiotas correndo atrás de outras coisas que se não tiver o fundamental para nossa sobrevivência, de nada valerá. ORGULHOSA DE VOCÊ, vou me esforçar mais., Bjs, boa quinta...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vi! A Pepa melhorou? E vc, ficou livre da tosse?
    Gostei muito do post que mostra o quanto vc é preocupada e engajada em seus projetos. Uma pesquisa muito bem feita. Só que vou morrer sem entender isso de importar lixo... misericórdia! Cada país não deveria se dar por satisfeito (e o contrário disso) com o lixo que tem?
    Abração!
    Jussara - minasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi, aqui na minha cidade há um aterro sanitário, já fui visitar. O destino dado ao lixo é algo impressionante!!Os lixos recicláveis são separados,os orgânicos viram o aterro e são colocados umas chaminés pois o lixo orgânico produz um gás que precisa ser liberado. O chorume é tratado e o lixo hospitalar, incinerado. Do lado, há uma empresa que reaproveita os materiais recicláveis na produção de tubos, canos, etc..Eu fiquei maravilhada, quando visitei. Há também caminhões que recolhem o lixo reciclável das casa uma vez por semana.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Estava lendo o comentário anterior, e pensando por que não é assim em todo o país. Por que nosso país é fragmentado e só na hora das eleições é que é unitário? Por que cidades como a da amiga tem um destino ao lixo eficaz diferente de outros lugares!
    Lamentável sempre, ainda mais que puder compreender que somos uma lixeira universal. Muitos países entregam de brinde seus lixos aqui! Duvido que eles paguem por isso.E mesmo que pagassem, poderiam tratar do seu lixo e deixar por lá, já que metem o bedelho em tudo no mundo.
    Vejo sua disposição quanto ao biodigestor e também já vejo que encontrará dificuldades em fazê-lo.Desista não. Quem sabe podemos unir os blogs num alerta geral. Será, sera?
    beijos Vi
    Zizi



    ResponderExcluir
  6. Oi Vi, esse assunto é a maior vergonha para nós, estamos permitindo que destruam tudo aqui no Brasil, não sei como você está falando disso, porque pelo que se percebe, sai aqui, ali, mas não tomam providências para a solução. Você vê que todas as pessoas estão preocupadas, mas como poderemos agir, se na rua de casa estão depositando lixo, que parece ser bem poluente, por mais que se reclame, não adianta, ninguém faz nada. Cada vez que passamos o volume aumenta.
    Não sei o que fazer, se souber da solução, nos avise.
    Abraços carinhosos, Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Oi Vi,
    Vergonhoso o fim deste caso do lixo tóxico americano.
    Por aqui o gov. português, com relação a reciclagem de materiais vidros+papéis+metal+pilhas, incentiva a população espalhando contentores com cores diferentes para cada material para o descarte seletivo. Nos shoppings as lixeiras tem tb separações, e na maioria das vezes as pessoas colaboram. Algumas lojas de eletrodomésticos, nem todas, mantém um convênio com algumas empresas para desmembrar os eletrodomésticos que as pessoas não querem mais qdo compram outro nestas lojas.
    Será que isso seria tão complicado no nosso país tb haver este tipo de serviço? Acho que falta vontade de todo lado e sobra lixo nas ruas.
    Sobre creme para atenuar as olheiras, não sei se creme para as hemorroidas dá resultado. Mas já vi a Mª Clara Gueiros dizer na tv que passa Hipoglós no rosto todo, e se tranca depois pra ninguém ver e se assustar. E tb soube q um maquiador da Sandy afirmar q colocava nas olheiras dela uma camada fina do mesmo creme de assaduras e depois passava base. Acho q este creme, rico em vit. A e muito hidratante, deve clarear mesmo um pouco as olheiras.
    Ótimo fim de semana.
    Bjs a ti e a Pepa.

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE, COLEGA VI!
    QUE POSTAGEM MAIS INSTRUTIVA. GOSTEI DE LER!
    É BOM SABER QUE TEM EMPRESAS QUE RESPEITAM E CUIDAM DO MEIO AMBIENTE, LEGAL DEMAIS!
    Ô, MOÇA!
    HOJE A POSTAGEM EM "GAM DOLLS (2)", ESTÁ MUITO ESPECIAL. NÃO PERCA! FAÇO MUITO GOSTO QUE VOCÊ DÊ UMA PASSADINHA POR LÁ PRA CONFERIR, OK?
    TENHA UMA ÓTIMA TARDE.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  9. tem muitas coisas que são absurdas neste nosso país e o lixo é uma delas!!!!Mais uma vergonha!!Post bem esclarecedor!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei teu post e foi muito elucidativo! Apesar de tantos alertas, tantos avisos, até num prédio pequeno pessoas não separam lixos adequadamente, o que já seria um bom começo. Será um dia chegaremos a melhorar nesse quesito? TOMARA! Adorei te ler! bjs,chica

    ResponderExcluir
  11. Dá um desânimo tomar conhecimento de certos assuntos, né!
    Como assim importar lixo? E o pior: o destino desse e de tantos outros lixos tóxicos.
    Coleta seletiva, conscientização... pra que, né? O mundo vai acabar logo logo mesmo :(
    Bjns, meninas!

    ResponderExcluir
  12. Vi querida,
    Você sempre nos alertando e preocupada com a pouca vergonha dos nossos governantes.Quanto ao
    lixo dos EUA eu não sabia,que horror tudo isto,como os americanos pregam falsamente e esta do
    tambor...estou chocada!!!Cade as pessoas que estão preocupadas em preservar o meio
    ambiente,sem palavras.Parabéns a vc pela grande visão de querer ajudar o planeta,mostrando
    a verdadeira realidade.Vc daria uma super jornalista!Melhoras para a Pepa.fique com Deus.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Vi, acredito que por pior que esteja a situação do nosso planeta se cada um de nós fizermos algo, creio que ainda podemos salvar, e nas urnas nós podemos fazer só temos que acreditar nisso , amei o post, passei pra deixar um carinho pra vocês meninas!

    ResponderExcluir
  14. Vergonha!
    Esses territórios não comportam mais espaço para jogar o lixo que se produz em alta escala então, vão socar tudo aqui mesmo no Brasil!!!!!

    bom dia bj

    ResponderExcluir
  15. Isso é Brasil...Existe poucas pessoas ou empresas realmente comprometidas com o meio ambiente e no futuro, como será? Essa é uma pergunta que me faço todos os dias! Um xeru

    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vi !

    Do jeito que vamos ( o mundo) vamos todos acabar morando em monturos de lixo.
    Há muito tempo que se fala em reaproveitamento, reciclagem etc mas são bem poucos os que investem nisso. Na minha humilde opinião falta mesmo é vontade política. Não estou querendo dizer que o governo (ou os governos) teriam que arcar com tudo, mas o que falta é, pelo menos, uma diretriz sobre essa destinação de lixo tanto orgânico quanto o tóxico. Existe a maneira certa de fazer, mas eles fingem que não veem e empurram pra frente. E lixo dá dinheiro viu? Pode virar adubo, energia...
    Aqui no país temos pessoas com boas idéias, mas não há incentivo. Pelo contrário, a burocracia emperra tudo, fazendo com que muitos desistam de levar o projeto adiante.
    Agora, esse lixo do porto...ficou aqui tantos anos e nós não sabíamos de nada...e isso foi o que mostraram, vai saber se não tem mais por aí?

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Vi! Tudo igual, ao planalto central...A nossa dita ecológica cidade tem sua companhia de saneamento, como a maior poluidora das águas de rios...O verde continua só na propaganda...
    Bendito o seu trabalho de formiguinha, que alerta e conscientiza!
    Beijinhos e um ótimo final de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Oi Vi, adorei o post! Ótimas informações e que absurdo você ligar na empresa e terem a cara de pau de uma coisa destas, falam uma coisa e fazem outra! Hipócritas...
    Beijos meninas. Tenham um produtivo final de semana.

    ResponderExcluir
  19. Vi realmente foi otimo esse post e que absurdo a empresa descartar de qualquer maneira os tambores, mas eita País complicado.
    Nossa deveriamos reciclar e assim iria gerar varios empregos... mas... pra que né.
    Fui visitar a Chris e Kelen e foi otimo o post delas e adorei saber da Fabrica verde pois, não sabia. Beijokas e obrigada pela visita...
    Olha quem sabe um dia vou ai aprender a cultivar plantinhas com vocês!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Vi, tudo bem? Obrigada por seguir meu blog e que bom que gostou dele. Eu também adorei o seu! Sobre esse post.... o Brasil sinceramente me decepciona muito em várias questões! Ainda temos que não aprender, mas colocar em prática o que países desenvolvidos fazem, dinheiro nós temos, o que tem que haver é menos robalheira!!!
    Bjos
    Carol by www.envolvdia.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Vi, é impressionante a irreponsabilidade com a naureza e com as pessoas que ainda rola até hoje. Gostei demais do seu post, da forma como colocou e muito obrigada por citar o meu post da visita à fábrica da Coca-Cola. As empresas deveriam se mirar nesse exemplo de consciência ambiental.
    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi, incrível que os humanos com tanta tecnologia ainda não consigam dominar ou não tem vontade política para enfrentar a questão ambiental por questões econômicas. O povo não ajuda, sou a favor de multa mesmo, porque se depender de consciência vinda de educação...
    Muita gente produzindo muito lixo desnecessário nesse ciclo econômico social vicioso...Tenso.
    Excelente postagem!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Vi, que post legal, nós nos perdemos em meio a tanta coisa que nos esquecemos de fiscalizar essas empresas que faturam toneladas e não buscam minimizar o efeito dos problemas futuros do mau acondicionamento...dos detritosPodemos sim fazer a diferença e temos que começpar atraves de pquenas atitudes para que elas se fortaleçam e se tornem grandes...vou lá ver o post que vc indicou
    bj e cheiro na Pepa espero que ela esteja bem da danada da gripe..

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde amiga Vi!!!
    Boa tarde amiga Pepa!!!
    Sim...quanto ao lixo todos nós ajudamos a produzir, mais o destino final nem sempre é o adequado...ficando próximos a lugares que deveriam ser preservados e não detonados.
    A cada dia mais pessoas doentes e nossas leis ficam apenas no papel.
    Se é possível transformar o lixo em energia, vamos então copiar as ideias boas e úteis dos demais países...isso sim é válido.
    E venho também agradecer o apoio de vocês no blog da minha fisioterapeuta Carolina Dâmaso. Que Deus abençoe sempre!!! Lembre-se: precisando de algo é só falar...
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.