Responsabilidade social. - O tacho da Pepa

12 de julho de 2013

Responsabilidade social.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, vocês sabem o que é responsabilidade social corporativa?

- É o conjunto de ações que beneficiam a sociedade!




Este tema é muito abrangente, e desejo me limitar a uma ação simples, que pode ser praticada pela maioria das pessoas.

- Não divulgar fatos inverídicos, mentiras, e coisas do gênero.

Todas as vezes que vou divulgar uma noticia, um fato, um assunto, seja no blog ou em qualquer mídia social, procuro me inteirar do assunto tratado e verificar se os fatos são verdadeiros, se a fonte da informação é seria.

Quando divulgamos algo falso como sendo verdade, comprometemos a nossa imagem, as pessoas deixam de confiar na seriedade das informações que prestamos.

Se desejamos passar confiabilidade para pessoas, precisamos aprender, a ler atentamente, prestando atenção, para conseguirmos captar qualquer indicio de manipulação,




Observar o mundo a sua volta, para constatar se as informações estão em concordância com aquilo que você vê, saber dos prós e dos contras do assunto..

Tudo isso, são essenciais para que nossas atitudes, venham beneficiar a sociedade.

Tenho observado nas mídias, muita gente discutindo por meias verdades, questões que tem seu teor deturpado, para conseguir adesão da maioria das pessoas..


Existem pessoas que confiam na opinião de um escritor, um jornalista, um professor, um religioso e etc.., os tais "formadores de opinião", e mal sabem elas, que essa pessoa já vendeu a opinião dela e agora, querem aliciar outras pessoas com meias verdades, ou mentiras..





Como escreveu Descartes: Penso logo existo..



Tomem muito cuidado, quando alguém, afirmando querer o seu bem, tenta tirar o teu direito de pensar, fazendo você acreditar que ele é mais inteligente, mais culto, ou é especial e portanto sabe discernir melhor que você, o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim..

Todos ditadores agem assim!


Agora. falando sobre o livro que eu li..

Livro: A Abadia de Northanger, de Jane Austen, com 268 paginas.

Eu tive impressão que o livro foi escrito por outra pessoa, pois existe certas diferenças de estilo em relação aos outros livros, mas isso se explica, pela demora que Jane teve em escrever esse livro e que o reescreveu algumas vezes.

Mas ainda sim é um romance agradável e interessante.

Sinopse: A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.
Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens…Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen. Fonte:.skoob.com.br/

                                         Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

27 comentários

  1. Oi Vi!
    Também gosto muito de me inteirar quando vou postar alguma coisa, principalmente se não for algo relacionado a artesanato feito por mim.
    Bom restinho de semana.
    Bjs.

    Jussara
    Caminhando na Arte
    Sarinha na Cozinha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vi...
    Me da nos nervos ver o tanto de absurdo compartilhado no Facebook e que eh a mais pura mentira.
    O povo simplesmente sai clicando em compartilhar e escrevendo um monte de asneiras, ate ofendendo pessoas ou organizacoes, simplesmente acreditando naquela publicacao, sem procurar saber se aquilo eh mesmo verdade.
    Isso, para mim, eh a mais pura ignorancia que existe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Vi, é tem gente que quer nos empurrar a verdade dela por guela abaixo detesto gente que não respeita ponto de vista diferente e quer pq quer que o que ela pensa esta correto!
    Dificilmente eu compartilho noticias do facebook etc, pq não sei que é a fonte!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  4. Acredito em informações que possam ser comprovadas.Repudio a mentira.Sempre.bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vi,
    Adorei a postagem. Fenomenal!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de repassar nada no facebook sem ter certeza. E o que tem de notícias duvidosas e informações controversas... É bom sempre verificar e separar o joio do trigo.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Olá queridas

    Pepa, eu adorei o post. Muito bem feito. Eu também odeio mentiras.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  8. Vejo muito disso no face...não gosto de mostrar minha posição política por lá, depois das manifestações tomo cuidado para não ficar falando em política nem expondo minha opinião porque já presenciei pessoas queridas que não gostam ou se acham ofendidas pelo fato de termos opiniões contrárias... se caso falar será sempre pela maneira racional e não pela emocional ou só porque não gosto de fulano ou beltrano...
    Quanto a minha profissão, não temos por onde correr, as crianças acabam assimilando sim, o que nós professoras dizemos, minha opinião em sala de aula é tipo uma ordem uma verdade, elas acabam aceitando e acreditando em tudo que falamos! É inevitável não expormos o que pensamos em sala de aula...e comigo principalmente porque elas sempre querem saber minha opinião...

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Vi. Nossa, imagino que você deva ter passado por algum perrengue...
    Essa internet infelizmente tem os dois lados: o bom e o ruim e temos que conviver com ambos...
    Tô achando você um pouco brava ultimamente.,.,.,kkkk

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Hei Vi!!! Concordo com vc: sempre é bom ter cuidado em divulgar uma notícia... eu evito ao máximo fazer isso, ainda mais nesse mundo em que vivemos, onde muitos não têem compromisso com a verdade!! Bjs e um ótimo fim de semana pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  11. Quem conta um conto,aumenta um ponto,né Vi?


    Pra mim,não existe formador de opnião! Como assim? Alguém dizendo o que é chic, o que é legal, o que é bom!!!... Na área da medicina, tudo bem... Acredito nos especialistas, mesmo assim, procuro sempre uma 2ª e uma 3ª opnião, mas de maneira geral, acho que cada um deve saber de si, de suas preferência, do que lhe faz feliz... Na " minha "modesta opnião...rs

    E as propagandas de tv, então... Aff... Mas isso é papo pra outr post, né amiga?!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Vi!

    Este livro ainda não li. Fiquei curiosa...
    Vi, compartilho pouco, as vezes até por medo de questão autoral, só as amigas que conheço há mais tempo ou algo pertinente ao trabalho e saúde, fora isto fico mais apreciando a banda passar (isto quando tenho time), ultimamente anda tão curto e precioso.

    Uma ótima sexta p/ vc e Pepa!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  13. Não li este livro, vai para a lista rsrs
    Menina, como é difícil separar joio de trigo (na Internet e no nosso mundo real).
    Tanta coisa para pensar e refletir ..........
    E dar opiniões, às vezes, afasta pessoas de nosso convívio.
    Já aconteceu comigo. Respeito a opinião de cada um, mesmo que não concorde, mas tá difícil, viu?
    Tem hora que dá vontade de largar Face ............
    Tem tanta falsidade.
    E como saber se uma reportagem é verdadeira ou não? Também é complicado.
    Mas vamos na calma, sem arroubos rsrsr
    Um lindo finde para vocês aí.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Vi, muito oportuna sua excelente postagem. As pessoas por vários motivos, acreditam que foto e opiniões são FATOS e sabemos que não é por aí. Na dúvida, burrice ou preguiça é melhor calar-se, porque além de falta de ética, supor e caluniar mesmo que não gostemos de alguém é falta de caráter. TEMO gente que vive postando mentiras no facebook sem se dar ao trabalho de verificar fatos e fontes.
    Um ótimo final de semana para vocês!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Vi!!!

    Seria bom se todos pensassem assim.

    O facebook vai ser pago, a cada compartilhamento uma criança doente vai receber 0,05 centavos e a lista de baboseiras cresce a cada dia.

    Beijinhos!!

    Estou com saudades das irmãs Agio!!

    ResponderExcluir
  16. Vi,
    Esta materia é excelente! Parabens.

    Eu não compartilho nada no Facebook, a não ser minhas proprias fotos ou coisinhas fofas. Uma unica vez fui uma tola em acreditar em boato, fiquei muito decepcionada ao me deparar com a mentira.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Vi
    Depois de ler o seu texto fiquei pensativa!
    Por isso ando muito atenta a tudo. Aprendi a ouvir, a ver , e a falar só o necessário.
    Sabe,sobe o livro ser escrito por outra pessoa, você nos diz que Jane Austen escreveu o livro com alternância, por isso dá essa impressão.
    Porém eu penso que existem muitos livros e blogs elaborados em sociedade anonima!
    Ah, eu acho que sim!
    Um feliz fim de semana para vocês
    bj
    Zizi


    ResponderExcluir
  18. Vi,
    Gostei do que vc escreveu. Também tendo ter o máximo de cuidado de dizer coisas na internet. Não sou dona da verdade, né! Mas as vezes uma noticia falsa acaba trazendo prejuizo a várias pessoas. Concordo com o que vc escreveu!
    Ah, vc está devorando tudo da Jane! Ia adorar o livro que acabei de ler: O Verão Sem Homens. No livro as senhoras tem um clube do livro só para comentar as obras da Jane Austen.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Oi, Vi. Hoje em dia com o advento da internet é comum as pessoas repassarem informações na velocidade da luz! E com isso acabam repassando coisas que não são verdades, quando eu não tenho certeza do fato, jamais repasso, mesmo que seja de uma pessoa que confio, porque se a pessoa errar vou errar junto! E posso prejudicar uma terceira pessoa. Devemos ter muito cuidado com esse tipo de coisa. bjosss

    ResponderExcluir
  20. Oi Vi!! Eu fico abismada com a quantidades de coisas que são postadas todos os dias nas redes sociais. Li um certo artigo uma vez que tomei como verdadeiro e depois descobri ser o maior erro. Me sinto aliviada de não ter repassado o tal fato adiante naquele dia. Precisamos mesmo refletir bastante e pesquisar antes de dar aquilo como certo e formador da nossa opinião. Os outros meios de comunicação também sofrem do mesmo mal infelizmente.
    Quanto ao que vc observou referente ao livro, acho incrível quando lemos muito um determinado autor como aprendemos a identificar o modo de escrita do mesmo. Tenho alguns favoritos que leio tudo que sai e sei todos os maneirismos de todos.

    Quero deixar um recadinho também pra vocês, estou ausente esses dias me preparando para viajar e curtir as férias com maridon e filhote, mas quando voltar venho ler tudinho e matar saudades de vcs duas que amuuudepaixão!!

    Bjsssssssss

    Kaku

    ResponderExcluir
  21. O que não falta é gente querendo impor meias verdades...E a preguiça da maioria de ler e entender o conteúdo, ajuda a divulgação das mesmas...A mídia não ajuda, pois lança fatos como verídicos, não chama ninguém para discutir e explorar a verdade...Adorei você expor o assunto!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  22. Vi confesso que estou lendo muito pouco e preciso ler mais, e a verdade é que as coisas da net se propagam como chamas e as pessoas não param mais pra conferir a fonte ou coisa desse tipo.

    Menina Prendada
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  23. Querida Vi...Amei!você está correta.assino em baixo com todas as letras.
    É tremendo passar informações sem apurar,conheço pessoas ótimas,que ficaram
    em apuros por passarem para frente coisas mentirosas e ai já sabe.............
    Eu não entra nessa.Um ótimo final de semana para você.
    Beijo grande no seu coração

    ResponderExcluir
  24. Nesses anos de blogueira aprendi exatamente isso, temos de passar informações verídicas e de interesse nacional. Manipulação de informação é a pior coisa que existe neste mundo, temos que ficar atentos!
    bjsss

    ResponderExcluir
  25. Oi, Vi!
    Adorei teu texto, plenamente verdadeiro! Todos deveriam ter esse cuidado de não espalhar as coisas sem saber se é verdade ou não... no facebook acontece mto isso!
    E sobre o livro, que leste apesar de eu ter dito que era ruim (kkkk), continuo achando ruim! Menina, nem parece que foi uma pessoa só que escreveu... a personagem é volúvel e bobinha demais!!! E o mocinho perdoa tudo, ô vontade de casar com uma cabecinha de vento!!!! kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Em tempos de mídias digitais todo cuidado é pouco, pois a informação voa, mas nem sempre é verídica... problema!
    Gosto muito da Jane Austen, mas ainda não li esse A Abadia de Northanger. Anotei aqui ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Vi mais de uma da manhã e eu aqui, lendo os posts do Tacho
    Realmente Vi, é muito complicado mesmo, a gente tem que estar sempre muito atento a tudo que ouve, que lê e não se deixar levar
    Investigar tudo, saber a veracidade de cada assunto
    Amei o post Vi!
    Suas crônicas são minhas preferidas, adoro!
    Beijooo

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.