28 de junho de 2013
"Ler ou não ler, eis a questão.."
Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..
Queridas e queridos, vocês devem estar pensando:
Lá vem a Vi, (Virginia) com os livros... será que ela não faz mais nada na vida?
- Não, sim , mais ou menos.. kkkkkk
Tem dia que faço muita coisa, tem dia que faço alguma coisa, e tem dia que faço pouca coisa e tem dia que não faço nada...
Mas tenho me dedicado a ler para evitar assistir televisão..
Não é por motivo religioso, tão pouco aderi algum movimento, simplesmente a programação não me satisfaz.
As vezes nos habituamos a conviver com algo que não nos satisfaz, por falta de escolhas, por comodismo, por ser pratico e etc..
Eu mudei e estou mudando em muitas coisas, antigamente seguia uma novela, assistia filmes longos, hoje isso me deixa irritada, quero ver o final rapidamente.. por isso que "devoro" os livros que leio..
Também me irrita as propagandas, dia desses eu contava, e passou uns 20 comerciais no intervalo de uma programação, e uns comerciais "toscos", mal elaborados, fico imaginando, onde foi que o "profissional" comprou seu diploma, pois só assim justificaria a baixa qualidade da propaganda.
Estou explicando isso, porque não gosto de parecer o que não sou, passar uma imagem falsa para os outros, tipo, a intelectual, a inteligente..
Desenvolvi certas habilidades em decorrência da minha formação profissional, da minha historia de vida, não porque eu seja melhor que ninguém.
Todo dia tenho minhas batalhas pessoal para vencer , e algumas delas são o orgulho e o preconceito, porque onde estiver o orgulho o preconceito vai estar grudadinho, um completa o outro.
As vezes a pessoa é super humilde em muitas coisas, mas em um pequeno detalhe da sua vida, ela é orgulhosa..
Uns tem orgulho dos seus diplomas, outro do seu dinheiro, outro do seu poder, outros da sua estética, e por ai, vai.. são tantas coisas, tem até pessoas que sentem orgulho de serem humildes, de fazer caridade...
O que me levou a falar sobre isso, foi reler o livro Orgulho e Preconceito.
Neste livro a autora Jane Austen fala sobre orgulho de pertencer a uma classe social, de ter mais cultura, poder e etc, e o preconceito com os desfavorecidos.
Apesar de ser um romance de época, o tema é super atual.
*Também li uns livros da Agatha Chistie que a Marta Gullo me emprestou, mas vou comentar sobre eles na outra semana, para esse post não ficar longo e cansativo.
Livro: Orgulho e Preconceito de Jane Austem com 303 paginas.
Resenha:"Orgulho e Preconceito", pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas.
A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro.
As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto.
A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em "Orgulho e Preconceito"; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.
O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor á obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.
Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas.
Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram.
A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato.
A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII. Fonte: Livraria Saraiva
O filme Orgulho e preconceito da BBC é excelente, é muito fiel ao livro.
Oi Vi!
ResponderExcluirVc me pareceu estar um pouco sem graça ou envergonhada por estar fazendo mais um post sobre seu passa-tempo predileto, a leitura. Eu entendo, pois quando fazemos um post, achamos que todos vão interpreta-lo de acordo com a nossa intenção, mas isso nem sempre ocorre.
É incrível como as pessoas podem nos interpretar erroneamente, ainda mais aqui na blogosfera, onde estamos expondo nossas opniões para todo tipo de gente,né? Saiba que eu estou adorando estes posts com dicas de livros,viu?!
Assim como vc, eu tb adoro ler, e sou capaz de passar um dia inteiro, devorando um livro. Tb deixei de ver tv, e estou impressionada, com o tempo " livre" que tenho agora. Isso sem mencionar as "tais" propagandas, que estão cada vez piores, como vc mesma disse!
Tenho assistido a GNT aos sábados e só! Minha filha quando vem aqui em casa acha super estranho a tv estar desligada, e eu quando vou à casa dela, acho estranho a dela ficar o tempo todo ligada...rsrsr
Vc assisti o GNT?
Bjs e até quinta!!!
Vi, eu gosto muito de ler e tenho sempre um livro de cabeceira.Atualmente estou lendo Marina de Carlos Ruiz Zafón.Eu leio porque eu gosto, porque eu preciso!Este filme é lindo!!bjs.
ResponderExcluirVi,
ResponderExcluirTambém tenho preguiça de assistir televisão. Até mesmo filmes me cansam. Prefiro estar lendo um bom livro. Assim passo o meu tempo bem melhor. Esse livro eu já li duas vezes. Amo!!! Eu adoro livros clássicos. Romances em geral. Estou lendo atualmente a biografia do Malcom X. Muito interessante mesmo, não sabia nem quem ele foi...rsrs... Uma verdadeira aula de história! Que também amo!
Beijos
Adriana
Oi Vi, sabe que as vezes eu me pergunto mesmo quando as pessoas mostram que lê muitos livros os que elas fazem rsrs zé povinho eu né rsrs, é pq na verdade eu não estou conseguindo manter este habito, mas antigamente eu lia 1 ou 2 livros por semana as vezes até mais! e eu trabalhava fora, cuidava da casa, mas a filha ja era adolescente não é como a Julia agora que me quer a todo momento quando chego em casa.
ResponderExcluirEste negócio de orgulho e preconceito é engraçado, as vezes eu tenho um orgulho narcisista de ter vindo da onde eu vim, como se agora eu fosse rica! como se só que realmente já passou necessidade e teve uma vida difícil pudesse saber o real valor das coisas, mas eu estou melhorando até admitir isso foi fácil não, agora preconceito eu ainda não reconheci nenhum, mas com certeza eu devo ter né ninguém é santo.
bjs
Gélia
Vi!
ResponderExcluirDevoro livro desde que aprendi a ler com 6 anos de idade e desde então não parei mais.
Leio até rótulo de shampoo tenho uma necessidade imensa de leitura.
Entre um programa tosco e um livro, fico com o livro certamente.
Orgulho e Preconceito é um clássico que eu quero muito ler. Vou colocá-lo na minha lista (que é imensa diga-se de passagem).
Beijos!
Gosto muito das resenhas que você faz dos livros que lê.
ResponderExcluirLivros que ficam numa lista enorme por aqui rsrsr.
Leio muito também, não ligamos TV de dia aqui em casa, às vezes à noite, escolhemos um filme ou um programa de entrevistas .... todos na TV fechada.
Já fui sócia de 3 bibliotecas (quando trabalhava fora), agora vou para uma outra, mas não é muito perto de casa.
Bom ler você às 5ªs.
Beijos querida.
Oi Vi,espero que esteja gostando da leitura.... apesar de ja ter lido todos, estou ansiosa para ler sua "resenha".
ResponderExcluirUm beijo querida
Blog da Gullo
Oi Vi,
ResponderExcluirDesde o início do ano eu deixei de lado a tv... (de dia nem conta porque estou 40 horas na escola rsrsrs) mas a pouco tempo atrás eu não perdia uma novela...estudava na frente da tv só pra não perder nada...hoje acho que meu tempo é tão valioso que prefiro fazer pesquisa na internet de coisas que curto ver do que ficar na frente da tv.
Muita coisa não me chama mais a atenção e é um vício que não tenho mais....acho tão bom!!
Leitura de livros só faço durante o dia (por causa da minha visão) mas mesmo assim quem gosta não perde o costume de ler não é?
beijos!
VI, eu tbém não tenho mais paciência pra coisas demoradas... será a idade??? rsrsrsrs... livros não têm propagandas, lemos o qto queremos. Tbém não tenho muito tempo, mas arranjo qdo quero fazer o que amo!!!
ResponderExcluirbjsss
Eu tenho esse livro e amo! Já vi o filme trocentas vezes e li o livro outras tantas de tanto que gosto da história...bjosss
ResponderExcluirOi, Ví!
ResponderExcluirQue bom saber que existem mais pessoas como eu, ou seja, bibliomaníacas. Rsrsrs...
Eu também amo ler e ponto final!
Já que você gosta tanto assim de "Orgulho e Preconceito", vou tomar a liberdade de lhe indicar um livro no mesmo estilo: "O Mestre da Iluminuras".
Beijokas!
Querida Vi,estás plenamente certa,a tv e a midia,estão com pouco conteúdo,é uma escolha legal de mais a leitura,e livro vicia .Eu tive minha face de leitora feroz.Amo,ler,hoje,estou cansada,e os livros passaram a ser como cantiga de ninar,depois de ler duas linhas durmo.
ResponderExcluirMas Ler é tudo de bom,e não precisa ser sabidão para gostar de leitura.Más a leitura vai te deixando,com a mente ágil,e com mais conhecimento.
Beijinhos para a duas lindas.
Ahhh... tem vezes que passo dias em ligar a TV. Sério mesmo!! Não sinto falta, ainda mais por não ter TV paga. Aí piora, né!
ResponderExcluirGosto muito de ler, e costumo ler pelo menos 2 a 3 livros de uma vez. Mas ultimamente ando meio lenta... hehehe!
Eu lia muito no caminho pra trabalho e na hora do almoço. Como agora tô em casa, acabo fazendo outras coisas e leio menos do que eu gostaria.
Bem, Orgulho e Preconceito eu nunca li, infelizmente. Tenho o filme, e acho belíssimo. Adorei a sua resenha!!
Bjns
:)
Eu estou adorando vir aqui e encontrar as sugestões de livros e de como você fala que os lê. Que imagens lindas vc selecionou pra colocar no post. Eu até to pegando gosto pra ler!!!
ResponderExcluirEu comprei um livro que vi na la Balreira, Fça Acontecer - Sheryl Sandeberg Comprei para presentear uma amiga que sempre me da livros. Resolvi dar uma lidinha antes de entregar, e hj li no dentista e na fila do mercado (enquanto rolava uma briga entre um cliente e o funcionário, affe)
Tá vendo? Pode continuar falando de livros, que eu vou voltar aqui pra poder ler. Suas abordagens sobre os livros estão incentivando minha leitura.
Até tempo estou arrumando pra ler.
Boa noite vi
Zizi
realmente a tv nos consome, e eu ainda não me libertei, apesar de ruins os programas me pego assistindo alguns filmes continuados.........seriados..........mais já abandonei as redes locais pois não consigo entender onde foram parar o senso e o respeito com o publico..........amo ler.........mais esse ano ainda não consegui ler nenhum..........e com isso fico lendo suas resenhas e me prometendo ler também...........mais enfim......
ResponderExcluirbj e bom ffim de semana
Também estou impaciente com a tv..... quero programas rápidos.... mas adoro filmes de época, porque havia diálogos bem falados, respeito e educação....... sinto falta disso hoje em dia.... estou parecendo uma velha de 130 anos......kkkkkk
ResponderExcluirbjs
Sônia
Olá, li este livro na faculdade e amei, depois assisti o filme e achei super fiel. Quero comprar este livro para a minha biblioteca particular. Amo ler tb, hj mesmo fiz um post no meu blog. Dá uma olhada lá!!! bjs
ResponderExcluirhttp://coisasdiluzilio.blogspot.com.br/
Vi, já assisti Orgulho e Preconceito e achei o filme ótimo, mas com certeza o livro deve ser bem melhor....geralmente é né?rsrss
ResponderExcluirAtualmente estou lendo Os Homens que não Amavam as Mulheres. Tô adorando!Bjs!!!
Olá Vi, que delícia poder desfrutar de momentos maravilhosos de leitura, né!!!
ResponderExcluirLer parece que energiza a gente!!! Tipo recarga de bateria!!! rsrsrs
Bjs
Olá Vi,
ResponderExcluirEu gosto tanto deste livro que o comprei tambem em ingles para ter certeza que não deixei escapar nada! rsss....
Sobre o gatinho lendo aquele livrinho... ahahahah.... adoro! Especialmente porque se trata de estratégias. Importantíssimas dicas para colocar planos infalíveis em ação! ahahahah....
Beijos
Gostei da resenha do livro, deu vontade de comprá-lo!
ResponderExcluirCom certeza o hábito da leitura é melhor do que o bombardeio desnecessário de besteiras que recebemos da televisão ;)
bjsss
Hei, Vi!! Eu também estou deixando a TV bem de lado... e gosto muito de ler!!!! Atualmente estou lendo "A Flauta nos Lábios de Deus" - O significado oculto dos evangelhos - autor:
ResponderExcluirOsho. Gosto muito dos livros dele!!
Bjs, amiga, e continue assim, com essa sabedoria!!
Olá, Vi! Sempre dando ideias boas! A tv anda cansativa mesmo, não há quem aguente tanta baboseira, filme repetido e propaganda ruim...
ResponderExcluirBeijinhos, Ana
Vi, pelamordedeus, não tem que ter preconceito de você mesma....kkkk.
ResponderExcluirTambém adoro ler, de tudo. Peguei isso do marido, só que ele é mais "chique"....kkkkk que eu, eu leio de tudo um pouco e até auto ajuda de vez em quando.....kkkk(tá, acho uma embromação, mas as vezes rola....). Ó e quer saber? Antes ler do que assistir as porcarias que passam na TV. Você ai em SP ainda tem opções talvez de lugar, teatro ou alguma coisa, mas imagina eu aqui, no velho oeste....kkkkk. Não sei onde vi mas não tem uma frase/pensamento que diz que "um País se constrói com homens e livros? Vou colocar Orgulho e preconceito na minha listinha. Bjs bonfindi procês.
Vi, que delícia ler não é mesmo??? Eu já deixei de assistir tv há muito tempo, de vez em quando assisto um e outro programa de culinária e só! tv aqui em casa virou decoração kkkkk e as pessoas estranham quando falo que ESTOU POR FORA DAS PROGRAMAÇÕES DA TV. Adoro ler, principalmente agora que tem feito uns dias friozinhos e sou fã de carteirinha dos livros da Agatha já li praticamente todos. Beijos e boas leituras!Adorei as dicas!
ResponderExcluirVi,
ResponderExcluireu não assisto tv, nada. Assistia uma novela de vez em quando, mas acho um absurdo ficar presa por 8 meses a um enredo muito + ou - quando há tantas coisas melhores a minha espera - como os livros... rs. A tv fica lá, à espera dos filmes - que amo - mas que só assisto quando meu filho, filha, mãe, alguém assiste comigo. Não gosto muito de assistir sozinha. Meu filho me acostumou mal. Ele sempre faz comentários muito divertidos, independentemente do caráter do filme, e sinto falta dos palpites dele.. rs
Não assiti ao Orgulho&Preconceito da BBC... desejei!
A seleção de imagens está fantástica, minha querida. Aquele gato a passar as páginas do livro está impagável. E aquela banheira de livros? Amei, amei!
Abraço, ótimo domingo e uma semana nova muito abençoada, viu?
Oi Vi
ResponderExcluirEu também adoro ler! Nossa, Orgulho e Preconceito é muito bom! Eu devorei em menos de uma semana!
Bjos.
Vi, que bom encontrar alguém que vê nos livros algo enriquecedor. Como você, eu substituo a programação da tv pela leitura, embora enha lido mais sobre pedagogia ultimamente. Tenho desde criança uma frase que me marcou: "Quem lê sabe mais... vive melhor, tem o que pensar...". Gosto muito do que você escreve. Bj
ResponderExcluirOi Vi
ResponderExcluirPreciso me render a leitura, acabei de falar isso pra Cici..rsrsr
Tenho certeza que qdo, eu ficar na dúvida, poderei vir aqui e encontrar tesouros...
bjs e um lindo domingo
Paty
Olá Vi....
ResponderExcluirSeu hábito é maravilhoso, admiro demais quem tem o hábito da leitura.. confesso que já tive... porém... quando chegaram os filhos fui me afastando, pois, não tinha mais tempo.
Mas, uma coisa eu fiz... ensinei pros meus... e o meu de 16 anos... é completamente apaixonado... lê direto, e cada natal, cada aniversário dele?? já me vem com uma lista de livros! Amo isso... os meus mais velhos (29 e 26) também gostam e curtem um bom livro (eles brincam que nem a bula de remédio escapa rsrs)!!
Também não gosto de televisão e não acompanho novelas, tenho coisas mais importantes à fazer!! Sou hiper ativa.. e a minha família me chama o tempo inteiro.. então parada, não fico nunca graças a DEUS!! Amo seu jeito de postar e relatar... parabéns!!
Pepa... obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu blog, fiquei e e estou muito feliz!!
Vocês são muito especiais.. eu as admiro muito!!
Bjus com todo carinho da Coruja e... desejo à vocês uma semana abençoada !!
é muito bom ter amigas que visitam e ainda fazem elogios..... eu gosto muito.....
ResponderExcluirAmo vocês duas, viu?
bjs
Sônia
Querida Vi...
ResponderExcluirVocê tem razão,a televisão está sendo
cultura inútil,só ensina quem vai
levar a vantagem!destruição total.
Uma amiga me emprestou o livro,já
comecei a ler.Depois te falo.Uma bela
semana para você e a Pepa.
1000 Beijos
Apoio-te completamente! Ler é um hábito muito saudável!!!
ResponderExcluirQuanto a Jane Austen, não conheço essa obra, mas pelo que li dela, não sou grande fã!
Bjxxx
olá, comigo acontece o contrário: sempre fui noveleira e amo comerciais de v.. o que ainda não me prende é a internet..mas claro que eu me disciplino para que ela não me prenda .. hehehe.. tenho lido pouco ..quando trabalhava no Rio e tinha q atravessar a ponte rio niterói lia mais..agora trabalho perto e a viagem é curta..obrigada pelo coment no bloguinho.. mas não conheço almofadas que esquentam no micro ondas .. bjks LIN
ResponderExcluirAI QUE VERGONHA...EU NAO TENHO HABITO DE LER, TENHO PREGUIÇA...QUANDO CRESCER QUERO SER IGUAL A VC!!!BEIJOS!!!
ResponderExcluirOi, Vi.
ResponderExcluirLer é bom demais. Este ano tenho lido muito.
Já li Orgulho e Preconceito e vi o filme. Acho linda a ambientação de época.
Hoje me permito ficar muito sem fazer nada, mesmo sendo eu a fazer tudo em casa (como se explica isso? srsr). Mas deixo espaços livres para meu lazer, não fico lustrando mais móveis e etc. Praticidade na vida é tudo.
Adoro filmes, deles não me cansarei nunca, sejam longos ou curtos.
Beijo, Vi.