Geração Y, a luta pela liberdade. - O tacho da Pepa

27 de janeiro de 2012

Geração Y, a luta pela liberdade.

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos, enquanto alguns arriscam sua vida pelo direito de se expressar outros querem viver alienados custe o que custar.

Apesar de parecer que estamos no país das maravilhas;

Geração A  ( Alice)
O Brasil perdeu 41 posições no ranking da liberdade de imprensa 2011-2012 conforme classificação divulgada nesta quarta-feira (25) pela ONG Repórteres sem Fronteiras. O Brasil agora ocupa a 99ª colocação.


Em paralelo a isso observamos a luta de uma blogueira cubana Yoani Sanchez que luta pela liberdade de expressão em seu país.


A história dela serve de um puxão de orelha para nós que insistimos em dormir em berços esplêndidos ..


Enquanto o mundo desaba ao nosso redor, e isso já é no sentindo literal, é só observamos os prédios que desabaram no Rio e as enchentes que assolam nosso país.

Tudo por negligência do poder público que não faz o que deveria fazer para promover o bem estar da população.


É graças a pessoas como Yoani que tomamos conhecimento do que acontece em Cuba, pois tem gente que insiste em dizer que lá é um paraíso.

Yoani escreve no seu blog Geraciony Y , ela explica o significado do nome Geração Y. (link)


“Agora Yoani Sánchez, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estréia do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Jequié (BA), prevista para o dia 10 de fevereiro próximo”, diz a chancelaria brasileira em um comunicado oficial, acrescentando que o pedido foi encaminhado no último dia 20 e já foi aprovado pela Embaixada brasileira em Havana.(fonte: folha online)

Progresso Cubano!

Yoani é personagem do filme, que trata sobre liberdade de imprensa em Cuba e Honduras.
O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira que concedeu o visto de turista para a blogueira.

Progresso Cubano!

Mas Cuba não liberou a saída dela do pais, mas a presidente Dilma Rousseff vai visitar o país, no próximo dia 31, quando pretende se encontrar com o ex-ditador Fidel Castro.

Progresso Cubano!

Vamos esperar que a nossa presidente que foi vítima da nossa ditadura, interceda a favor de Yoani. 

Vou me despedindo de vocês, agradecendo a todas o carinho o amor que manifestaram pela Pepa no seu aniversário.

Obrigada pelo carinho e atenção... muitos beijos.. 
E meu carinho para vocês:

 Tchau,Vi

32 comentários

  1. Oi, Vi! Muito boa essa informação que vc compartilhou hoje. Eu não sabia de nada disso, sabe... às vezes acho que vivo flutuando no meio dos acontecimentos, eu não sinto nada, então ou sou burra, ou meio metida... vai saber! Ou a notícia me choca a ponto de me fazer chorar, ou então mudo de canal e esqueço o que acabei de ver/ouvir, de tanto que desacredito no que ainda pode ser feito pelo Brasil!
    Mas ainda bem que existem pessoas com a jovem citada, que se preocupa e faz! Ficar parado não adianta. Obrigada por compartilhar! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão...... Eu tenho me mantido afastada desse tipo de notícias porque fico muito chateada e porque já estou vivendo uma situação muito complicada aqui em casa... Talvez eu esteja meio alienada, mas tenho que viver um stress de cada vez senão não aguento.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Oi Meninas! Vi, as verdades são escondidas através das belas imgens paradizíacas que são vendidas em roteiros turísticos, e a fama de Cuba ter a medicina avançada, mas bem se sabe por aqui que a custo é de gente, que sofre por não ter liberdade de expressão! Isto um dia tem que acabar!!! Nós aqui no Brasil que fiquemos em alerta de vez em quando aparece algum sem noção tentando podar a imprenssa!!

    Um grande abraço minhas queridas e obrigada pela visita!!!
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi, adorei o post. Eu não tinha o link da blogueira de Cuba mas agora já estou seguindo-a de perto. Já estive em Cuba e posso dizer que é um lugar maravilhoso, de gente simpática e amiga, apesar da falta de liberdade. Uma pena por que tem tanta coisa para ser visto mas nem tudo é aberto ou dito. Conheci cidades e praias lindas que deixaria qualquer um de boca aberta, conheci projetos inovadores que deixaria qualquer país orgulhoso de ter, mas infelizmente a falta de liberdade não deixa que esse povo tão acolhedor demonstre o orgulho pelo país, orgulho que sente no íntimo mas que é aterrado pela repressão. Quando o país se tornar livre, tenho certeza que eles vão ser o povo mais orgulhoso de vestir a camisa de seu país. Tomara que a Dilma consiga trazer Yoani para visitar o Brasil. Essa visita vais nos trazer muito conhecimento e prazer. Amo a cultura cubana! Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Ai Vi é difícil as vezes acordar para certas realidades,enquanto nossa imprensa só pensa no que lhe proporciona a maldita audiência.
    Ontem vi uma pequena reportagem sobre esse assunto,mas infelizmente não estou com esperança que nossa Presidenta consiga a liberação para que Yoani Sanchez possa vir ao nosso país(espero estar enganada),isso é muito triste pois a estréia já foi adiada se não me engane três vezes na esperança de Yoani consiga comparecer.
    E se não fosse essa sua história,essa luta que enfrenta não existiria essa proposta desse rico documentário nosso país deve isso a ela.
    Beijão Vi,manda beijocas para a Pepa também,Lú!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Vi, pela abordagem lúcida, explicativa, bem escrita e ilustrada!
    Será que não existe um ponto contraditório no fato do Brasil ter dado o visto para a cubana? Há pouco tempo atrás rolava, por aqui, no nosso país, uma espécie de clamor da imprensa que estava sentindo-se algo manietada...
    E agora defendemos a liberdade de expressão de uma cubana?
    Quero alinhavar estas informações! Não será apenas um meio de auto-promoção??? Vai saber!
    Bjsssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  7. Oie Ví!

    Enquanto a gente rfeclama que não temos acesso de internet G4, se duvidar, eles não saíram do ferro de passar roupas sem direito a vapor.

    As coisas mais idiotas do mundo, uma ditadura que só serviu p/ distribuir entre o povo a ignorância, o medo, e a falta de tudo que transforme em qualidade de vida.

    A pouco tempo, no Fantástico, uma mulher visitou os EUA e trouxe de lá medicamentos, carne e tudo mais...
    Em Cuba, o poder aquisitivo é ridículo.
    Um País que possue faculdades de medicina em excelência, e o povo morre sem atendimento médico!!!!

    Pode isso? Vai entender!

    E assim a gente vai levando ... como dizia Elis Regina!!!


    Beijos amore!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu li no jornal sobre a visita da cubana ao Brasil! Ando tb acompanhando a situação da imprensa argentina com preocupação! E ainda tem uns "Chaves" por aí ampliando o medo! Não gosto da paparicação do nosso governo de "esquerda" com essa tchurminha radical e suspeita (suspeita pq o deles tenho certeza, está sempre garantido, e o povo que se rala nas ideologias que eles propagam). Deste jeito é fácil né?

    Bjkinhas!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Vi,

    Espero que a nossa presidente consiga a liberacao dela para ir ao Brasil. Imagine ser prisineira em seu proprio país. Lamentavel!

    bjs

    Mirane

    ResponderExcluir
  10. No último semestre da faculdade o que mais se falou é da alienação que assola nosso país principalmente pelos meios de comunicação.

    Te mando o link de um jornal onde existe a visão popular sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo sem estar alienado aos interesses dos poderosos:
    www.brasildefato.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ví, muito legal seu post, eu acho (sou muito burrilda) mas eu acho que ela virá sim, eu acho que a Dilminha, vai conseguir fazer alguma coisa e ela deve vir sim, e a coisa logo logo vai explodir por lá, já está na hora desse país se libertar.
    Abraçossss em vcs duas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Vi!
    Tenho acompanhado o blog e lido tudo o que vcs escrevem!
    Hj que eu fui ver que tenho um comentario de uma das duas no meu blog, e que me seguem!
    Vc escreve mtoo bem! Adorei o post, inteligente!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Oi Vi nossa gostei do assunto que vc abordou, e por falar em gostar que delícia o post passado deu até agua na boca...Bjks Cris

    ResponderExcluir
  14. Fiquei feliz com sua visita e seus comentários. O papel é muito mais bonito ao vivo. E vem vindo mais uma bonequinha e diferente de todas as que já fiz.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  15. OI AMADA!ONTEM ASSISTI A ESTA REPORTAGEM NO JORNAL, FIQUEI INDIGNADA...JÁ PENSOU NÃO TER LIBERDADE PRA IR ONDE VC QUER ??DEVE SER TERRÍVEL...ESPERO QUE TUDO SE RESOLVA...BJS!

    ResponderExcluir
  16. Vi querida, em nenhum país socialista há liberdade de expressão, quem controla tudo sem exceção é o Estado representado pelo presidente do partido comunista~. Cuba é um paraíso sim no tocante ao indice zero de analfabetismo, a diminuição de mortes por doenças, a alimentação saudavel, ao não consumismo,... Porém para nós que vivemos em um pais capitalista isso é um horror, concordo, mas em paises socialistas nunca na história do mundo houve liberdade. A imprensa capitalista está se aproveitando disso sem explicar o porque da não liberdade. Faço projetos para a universidade de lá e vou a cada 4 meses a Cuba, turistas tem abertura total lá, estudantes, profissionais ou cubanos não tem, para estrangeiros isso é explicado antes de irmos, não sou favorável à censura quero só diferenciar o que é liberdade em paises de regimes economicos diferentes, bjão

    Pepa então moça posta umas receitinhas ligth, lembra aquelas que vc usa aveia fina? To fazendo todas, substituindo a farinha de trigo normal pela integral+ linhaça+ quinua, uma gostosura minhas tortas salgadas de liquidificador, meu filho e meu namorado (é eu tenho rs) estão aderindo numa boa, bjs

    ResponderExcluir
  17. É Vi, e agora ainda com essa SOPA e essa PIPA rondando os EUA, sabe-se lá como serão os próximos anos!! Queria mesmo o link da cubana, quero segui-la de pertinho!! Apesar de tudo nosso país é maravilhoso vendo Cuba desse jeito!

    Beijo enorme

    Carol
    www.thenails.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Vi!!!!

    Como você escreve muitos dizem que Cuba é um paraíso, como muitos tambémn dizem que o Brasil é um paraíso.

    Não posso me queixar como a Yoani, mas também não posso ficar de braços cruzados defendendo o meu bem estar, quando o Brasil se acaba em tragédias.

    Faço minha parte como cidadã, mas percebo que só nós tendo essa conciência não tem ajudado muito o nosso país, pois quem deveria estar fazendo e nós como cidadãos apoiando, não faz. Difícil né Vi?!!!

    Mas....vamos continuar a fazer nossa parte e orar também para que o Senhor Deus tenha misericórdia sobre todos não só do Brasil.

    Bjks pras duas

    Sonia

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelas palavras sempre carinhosas! Felicidades sempre Pepa! Que Deus te abençoe!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Vi.
    É verdade que Cuba vive uma realidade cruel,que está muito longe de ser um paraíso.
    Mais o que dizer do nosso Brasil e sua calamidade social ? Do SUS naufragado...
    Precisamos de Deus em nosso governo e de coragem,como da Yoani para que a situação mude...

    Gostei do post(como sempre!).
    Beijão com carinho.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vi! Oi, Pepa!
    Os encontros com blogueiras são maravilhosos, e se vocês organizarem um, vai ser sucesso com certeza! O amor compartilhado, a amizade, as conversas, as comidinhas... ai as comidinhas! hehehhe
    Eu sou uma Magali! Façam! Vocês vão adorar! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Vi!

    Adoro essa sua percepção crítica, colocada de forma sensível, as vezes bem humoradas de situações lamentáveis...

    Excelente texto, já linkando no Face!

    Um ótimo dia p/ vcs meninas doces!

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  23. Queridas amigas Vi e Pepa, adoro vir aqui.
    Pepa, obrigada pelos comentarios no meu blog e pela demonstração de carinho(não ligue não eu ando meio deprimida, meio mimizenta como diz a magarets)

    Vou deixar um xero e o desejo de um final de semana lindo cheio de paz pra vocês.

    bjus
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    PS; Vi, parabéns pelo post... É um chute na canela desse povo acomodado.

    ResponderExcluir
  24. Vi,
    excelente post, lúcido, engajado e ao mesmo tempo bem escrito e com sensibilidade. Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Oi, queridas!! Eu havia visto mesmo sobre a Yoani, cheguei até a acessar o blog dela. Realmente o brasileiro é um povo muito alheio a coisas importantes. Abração pra vocês e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  26. Oi Vi...adoro passar por aqui e encontrar estes posts inteligentes, que retratam a realidade de alguns países e nos mostram como somos felizes diante de algumas situações como a liberdade de imprensa e as vezes não valorizamos isso.
    Você escreve muito bem flor e com muita clareza...o que nos faz ter vontade de voltar sempre.

    bjuss e um lindo fim de semana

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  27. oi querida Pepa, eu vi essa reportagem, dessa luta que coisa complicada essa vida desse povo sem direito de nada acho até cruel, vc não ter liberdade de ir e vir, amiga passei pra te dizer obrigada pelo carinho e continue mostrando essas coisas que a gente ve, te admiro por isso também, temos que mostrar mesmo bjs lfd Leila

    ResponderExcluir
  28. Vi concordo com a sua opinião, acho louvável a atitude desta jovem. Infelizmente entre os nossos jovens vemos muitos que não estão nem aí.
    Tomara que ela consiga vir ao Brasil.
    Pepa, não tinha como você saber já que eu falo mais do que escrevo. Farei mais postagens a partir de agora. Bjs.

    ResponderExcluir
  29. oi....

    Flor que saudades, passei aki pra retribuir a visitinha e dizer que se Deus quiser logo estou de volta, tenha uma linda semana....beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Passando pra desejar um ótimo sábado!Dá uma olhadinha lá no blog,tô participando de uma campanha e te convido a participar também, se quiseres, é claro, e/ou ajudar a divulgar! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Pepa,
    Dei uma mudada no meu cantinho, com o modelo do proprio blog, e gostaria muito de saber a sua opinião.
    Tô ansiosa
    http://andreaarteva.blogspot.com
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  32. Caraca, qdo foi o niver da Pepa??? Desculpe estive totalmente off por 2 semanas, diz pra ela que se eu não mandei meu bj, foi porque não fiquei sabendo, tá? Vi, seus escritos são excelentes, vamos torcer para que nossa presidenta consiga, bjs.

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.