Dieta Coletiva - e os rótulos dos alimentos , você sabe o que está escrito ali ?? - O tacho da Pepa

25 de abril de 2011

Dieta Coletiva - e os rótulos dos alimentos , você sabe o que está escrito ali ??

Devo admitir que nunca fui ligada nesse negócio dos rótulos dos alimentos (até por que eu não entendia patavinas do que estava escrito,) mas depois que a nutri começou a dar informações nutricionais de certos alimentos e de como alguns excessos podem fazer mal (sódio por exemplo) estou bem antenada, por isso quis dividir com vocês esse novo aprendizado .

               Tornar a leitura dos rótulos um hábito nos faz ter consciência do que estamos ingerindo .
Depois de ler, pegue algum produto ai na sua casa e decifre tudo o que o fabricante coloca na sua comida .
Pode ser surpreendente, rssrsrrs


Deverão ser impressos nos rótulos, OBRIGATORIAMENTE, o valor energético (em kcal), e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que, obrigatoriamente, fornecerem a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros.


Abaixo do quadro da Informação Nutricional, deverá estar a seguinte informação: " % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 840 KJ . Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas"



DICAS PARA INTERPRETAR OS RÓTULOS

(ítens de declaração OBRIGATÓRIA pelo fabricante)


* VALOR CALÓRICO (expresso em quilocalorias - Kcal): indica a energia que o alimento ou a porção do alimento fornece. Para o cálculo é feita a somatória das calorias de carboidratos, proteínas e gorduras do alimento.
DICA: A necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa e depende de sexo, atividade física e idade.


* CARBOIDRATOS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; é responsável pelo fornecimento de energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades físicas e mentais
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 60% do valor calórico total diário recomendado.


* PROTEÍNAS (em gramas): fornecem 6 Kcal por grama; têm função reparadora, de cicatrização e fabricação de tecidos.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 15% do valor calórico total diário recomendado.


* GORDURAS TOTAIS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é a somatória de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Sua função é auxiliar na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), compor as membranas celulares e manter o equilíbrio térmico do organismo.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 25% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS SATURADAS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é um tipo de gordura necessária em pequenas quantidades. Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário recomendado.


* GORDURAS TRANS OU HIDROGENADA (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderação pois colaboram na elevação do nível de colesterol sanguíneo.
DICA: Não se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia.

* FIBRA ALIMENTAR (em gramas): não fornecem calorias; são classificadas em solúveis e insolúveis e contribuem para o bom funcionamento do intestino, controle da fome, redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas de fibras por dia.


* SÓDIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias; regula os fluídos extracelulares e o volume plasmático, participa da condução dos impulsos nervosos e contrações musculares. Quando consumido em excesso, pode causar hipertensão.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve ter, no máximo, 2400 miligramas de sódio por dia.

(Obs.: Quer se espantar? Dê uma olhada na quantidade de sódio que contém um pacote de macarrão instantâneo)


* % VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
DICA: Seus valores diários de calorias e nutrientes podem ser maiores ou menores dos utilizados para a rotulagem e dependem de suas necessidades individuais.


OUTROS NUTRIENTES QUE PODEM CONSTAR DOS RÓTULOS

(declaração VOLUNTÁRIA do fabricante)


* COLESTEROL (em miligrama): gordura importante para o organismo, presente em alguns alimentos e produzido também pelo nosso corpo. Consumido em pequenas quantidades não é prejudicial.
DICA: Em uma alimentação equilibrada, o limite de ingestão diária é de 300 miligramas.


* FERRO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia.
DICA - Necessidade Diária de Ferro:

. Homens Adultos – 8 miligramas

. Mulheres Adultas – 18 miligramas

. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 8 miligramas

. Gestantes – 27 miligramas

. Lactantes (mulheres amamentando) – 9 miligramas


* CÁLCIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante para o crescimento e a manutenção dos ossos e dentes, controle da pressão arterial e contrações musculares.
DICA - Necessidade Diária de Cálcio:

. Homens e Mulheres Adultos – 1000 miligramas

. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 1200 miligramas

. Gestantes e Lactantes – 1000 miligramas.


Aqui  a Proteste fez uma ilustração animada prá gente entender tudinho sobre os rótulos dos alimentos  .
Vale o clic .


Bjus 1000 e olho nos rótulos !!!

11 comentários

  1. Sempre tive certa obsessão com rótulos,leio tudo. Leio rótulos e bulas de remédios,já fui chamada de doida por isso,mas considero importante saber todos os detalhes daquilo que estou ingerindo,do que estará em contato com meu organismo.
    Sua dica é excelente.
    Beijos gata.

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar: Nunca nem me liguei e nem leio rótulos. Acredita?? Absurdo isso, né? Li o seu post e agora vou me ligar mais nisso. Pois a única coisa que agora vejo é por conta da minha intolerância a lactose para vê se tem ou não lactose no rotulo. Mas é só. E olhe lá.
    Boas dicas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Quer outra dica? Os ingredientes vêm listados em ordem de quantidade na composição, ou seja, o primeiro entra em maior quantidade, seguido imediatamente pelo listado em segundo, e assim por diante.
    Se a gordura ou o açúcar vierem em primeiro lugar, FUJA!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho costume de ler rótulos o que muitas vezes torna a ida ao mercado meio demorada,mais acho que vale a pena.Devemos buscar alimentos que sejam não apenas saborosos,mais saudáveis também!!!
    Beijão lindinha.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas... tenho até mania de ler as informações nutricionas dos alimentos que compro... mas acho que só entendo bem quando esta escrito CALORIAS hhehheh agora da pra entender melhor enh... bjkas e boa semana!!!!


    http://gavetinhasdadri.blogspot.com

    @Drika_Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Dicas importantes para todos, independente se estão de dieta ou não. Saber o que estamos consumindo é o primeiro passo para uma alimentação saudável, não é mesmo?
    É claro que na Páscoa esse consumo consciente fica um pouquinho difícil...
    Querida, um beijo grande e obrigada por aparecer no meu blog, ok?

    ResponderExcluir
  7. Essa do macarrão instantaneo acabou comigo... nessa minha correria tenho jantado muito mal... só para não ficar sem comer e acabo comendo qualquer coisa... aff...vou mudar isso amanhã... rsrsrs... hoje não dá mais tempo... hahaha...
    bjuuu e qjuuu

    ResponderExcluir
  8. É um privilégio tê-la como seguidora, obrigada! Seu blog é muuuuuuuuuuito bom, parabéns!
    Sílvia

    ResponderExcluir
  9. Oi Pepinha,

    Já tinha lido a respeito lá no blog da Dieta Coletiva, quando a Fê Reali e a Jô (Doces Verdades) postaram. Tenho o costume de ler os rótulos, mas ainda tem muitos detalhes para gravar. ;oD

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas, amiga!Vou ter que levar a lente de aumento junto, mas ...tudo bem!Tem que ver o que come, como dizia minha mãe...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  11. PEPA e VIVI!!! RECEBI AGORINHA MEU PRESENTE DE VCS!!! É A COISA MAIS LINDA DESSE MUNDO!!! FIQUEI APAIXONADA!!! JÁ FOTOGRAFEI PRA MOSTRAR AS ARTES LINDAS, CHEIAS DE CAPRICHO, QUE VCS ME DERAM!!!

    BEIJOSSS, QUERIDAS!!! OBRIGADA, OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.