Dieta Coletiva- Você tem ido direitinho ao banheiro ?? - O tacho da Pepa

7 de março de 2011

Dieta Coletiva- Você tem ido direitinho ao banheiro ??


Não basta comer alimentos ricos em fibras para o seu intestino funcionar direitinho. Botar para fora os sentimentos reprimidos – garantem estudos recentes – também o liberta das amarras

O intestino é temperamental. Com 9 metros de comprimento, esse órgão, encarregado de absorver nutrientes e água, é a região do corpo que mais sofre a influência das emoções. Pense nos conflitos da vida. Qualquer um – o fora do namorado, a perda do emprego, a briga em família. Quem não digere bem esses problemas corre o risco de ficar dias a fio sem ir ao banheiro. É o seu caso? Você não está sozinha. As mulheres lideram as estatísticas de alvos preferenciais do distúrbio, que, como você vai ver agora, nem sempre está relacionado a uma dieta pobre em vegetais e cereais.



“O sexo feminino é três vezes mais suscetível à prisão de ventre do que o masculino”, constata, em sua prática diária no consultório, Tiago Almeida, clínico geral de São Paulo. O médico acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem uma explicação para essa pole position: “As mulheres costumam engolir suas emoções, que implodem em vez de explodir”. Você deve estar se perguntando: como assim, se conseguimos expressar, com mais facilidade do que os homens, sentimentos como a raiva e a tristeza? “Não a ponto de neutralizá-los”, responde o especialista de bate-pronto.


O papel negativo da ansiedade


Quando você ouve falar em emoções e sistema nervoso, imediatamente pensa em cérebro, certo? Pois saiba que o intestino tem o seu próprio sistema nervoso autônomo, com uma rede de 100 milhões de neurônios circulando por ali. E essas células são diretamente responsáveis pela coordenação de todas as funções digestivas. No intestino, assim como no cérebro, os neurônios liberam dezenas de neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células nervosas. É o caso da serotonina, associada ao bom humor, e que muitos pensam, erroneamente, concentrar-se maciçamente no cérebro. Na verdade, 95% dela é estimulada pela fricção das fibras alimentares nas paredes da cavidade abdominal.



Entre várias outras funções, cabe a essa mensageira e a outros neurotransmissores intestinais fazer com que os alimentos percorram o tubo digestivo a uma velocidade tal que o bolo fecal não fique retido mais tempo do que o necessário. São essas substâncias que controlam o movimento peristáltico, uma onda que vai do estômago ao ânus, provocando atos involuntários e voluntários que finalizam o ciclo da digestão com a evacuação. Serotonina e companhia modulam,  os impulsos nervosos que circulam de um neurônio para outro, fazendo o ajuste fino que leva à eliminação do número dois. Em caso de estado emocional alterado, porém, essa programação desanda. Por quê? É simples.



Embora sejam independentes, os sistemas nervoso central (localizado no cérebro e na medula espinhal) e o entérico (intestinal) “conversam” entre si. Sabe aquele incômodo na barriga antes de uma entrevista de emprego ou do encontro com o gato que você conheceu num bate-papo virtual? Pois é. Isso acontece por causa da conexão direta entre os neurônios circulantes no tubo digestivo e no cérebro – o chamado eixo cérebro-intestinal, que funciona como uma via de mão dupla. A ansiedade, gerada pela expectativa do grande dia, se reflete no intestino, que tanto pode travar como desandar. Isso porque esse sentimento altera a produção de serotonina e desorganiza as ondas peristálticas. Alterações na produção da serotonina também estão por trás da síndrome do intestino irritável, uma das principais doenças que afetam o intestino.



Segundo cérebro



Tão forte é a influência do intestino sobre o nosso organismo que esse órgão é tido nos meios científicos como o “segundo cérebro”. A expressão foi cunhada pelo médico americano Michael D. Gershon, do Departamento de Anatomia e Biologia Celular da Columbia Univesity Medical Center, em Nova York. Depois de 30 anos de pesquisas, Gershon conseguiu identificar a interatividade entre os neurotransmissores produzidos no intestino, chamado por ele de órgão inteligente, e as nossas emoções, cuja sede é o sistema límbico, localizado no cérebro. Portanto, atribuir a prisão de ventre apenas ao tipo de alimentação é um erro. Assim como é errado achar que se sofre do problema quando não se vai ao banheiro todos os dias.



“Um intestino que funciona uma vez a cada três dias pode ser tão normal quanto o que funciona três vezes por dia”, explica Ana Cristina Amaral Feldner, médica assistente da disciplina de gastrenterologia clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na prisão de ventre, tanto pode haver uma lentidão do trânsito como é possível ocorrer um funcionamento diário mas com volume reduzido e fezes difíceis de eliminar. “Em ambos os casos, fica a sensação de esvaziamento incompleto do conteúdo intestinal”, completa Ana Cristina.


Agora você já sabe: suas emoções podem estar por trás dessa prisão de ventre, que, além do desconforto, contribui para mudar os contornos do seu corpo, salientando a indesejável barriga. O que fazer? “Reprimir os sentimentos é o mesmo que escondê-los”, avisa o acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz. Há quem tenha mais ou menos recursos psíquicos para lidar com situações difíceis. Então, é sempre bom ter alguém com quem desabafar – uma amiga, um psicólogo, o médico de sua confiança. Um problema compartilhado é um problema dividido ao meio. E pode ajudá-la a encarar melhor os conflitos que, vamos combinar, são inevitáveis e atormentam todos os mortais. Uma atitude positiva diante deles já é, por si só, uma boa medida terapêutica.



O que você NÃO deve fazer



- Tomar laxantes – Sem indicação médica, bem entendido. Seguir os conselhos do balconista da farmácia é uma roubada. Ele desconhece as implicações dessas drogas no organismo. Embora ainda não haja estudos conclusivos sobre a ação desse tipo de medicamento, já se sabe que alguns podem lesar o revestimento interno do intestino. “O risco é desenvolver uma colite, inflamação que pode levar a diarreias ou graves lesões” – alerta o clínico geral Tiago Almeida.

- Adiar a ida ao banheiro – “As mulheres evitam ir ao banheiro fora de casa”, explica Almeida. Quando vem a vontade, vá, seja aonde for. Refrear o reflexo é o caminho mais curto para travar.

- Comer carne vermelha todos os dias – Estudos da Oxford University, na Inglaterra, relacionam o consumo do alimento à maior incidência de intestino preso.


Fonte : Revista Boa Forma

Bjus 1000, lindonas !!

15 comentários

  1. Bom dia Pepinha!

    O meu intestino é preguiçoso, tenho que me policiar direto nas fibras e água morna...

    Uma semana feliz p/ vc Bella!

    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de fazer "tatá" que se pudesse tinha diarreia só para sentar no trono e ler, ler e ler. Meu intestino é nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Pepa!Que aula,menina! Falou e disse tudo...Eu tenho essa sídrome,quando fico irritada meu intestino também fica...Tudinho por conta da ansiedade! É aí onde a costura entra, cultivando a paciência,distraindo a mente e ocupando as mãos...Abençoado seja o meu trabalho, fundamental na minha vida!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pepa...
    Ihhh menina, tenho problemas sim, mas contrário ao que vc colocou aqui. Já ouviu falar em síndrome do intestino irritável? Então... Em carne e osso, se olhar torto pra mim.... Eu fujo! Rss
    Direto pra "casinha" #sofro!
    Além disso longe de mim, carnes gordas, miojos, etc...
    Beeijos menina... Hj vai sair seu pãozinho

    ResponderExcluir
  5. Essa função do intestino é super importante! Meu marido frequentou por um tempo, um médico de Sampa famoso em emagrecer os astros e ele dizia que não basta comermos bem: temos que eliminar bem também! Ou seja, função básica do nosso intestino né frô? hehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vixi, o meu é preguiçoso e se saio de casa então é que ele não funciona mesmo. Tenho que comer muitas fibras e tomar muita agua pra funcionar diretinho.

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Pepa,

    Outro dia estava fuçando o site Quero viver bem (acho que este é o nome, né? haha) e li esta matéria. Uma das minhas lutas é o intestino, agora com essa nova fase, ele anda mais ativo, mas ainda tenho momentos de oscilação. Mas vai melhorar..rs

    Ótimo post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pepinha! Vc usou minha foto prá ilustrar seu post!!! Ah, tô tão feliz de ver minha barriga chapada no seu blog... kkkkkkkk....

    Brincadeiras à parte, não tenho problemas com funcionamento do intestino. Nunca tive. Só se daqui prá frente começar a desenvolver essa modalidade de defeito, pq dizem que perto dos 40 acontece de tudo... kkkkkk e já tô quase lá.

    Pra mim uma vitamininha com linhaça é o suficiente pra ficar linda no dia seguinte, sem acúmulo, como diz Patrícia Travassos...rs...

    Qdo tomava sibutramina o negócio travava geral. Não esquento se tô em hotel, lembro q tinha uma amiga que sofria com isso qdo viajávamos, eu nem aí...

    Aliás, porque mesmo sou fofa???? rs

    Bjocas.

    Clau

    ResponderExcluir
  9. Pepa queridaaaaa, recebi seu presentinho e fiquei besta da vida mostrando para todo mundo (risos), é que adoro esses mimos!
    Quanto ao seu post acima, essa coisa da preguiça do intestino é fatal aqui em casa, mas dobro ele com uns ingredientes na alimentação que ajuda o danado trabalhar.
    Valeu o post! Está espertinha, hein!:!

    ResponderExcluir
  10. Oi coração.
    Passando para te desejar
    Feliz dia da mulher,acompanhado de um bom feriadão.
    Bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  11. Eu nao tenho problema com intestino preso, o meu funciona direitinho, só lá de vez em quando, muito raramente, acabo tomando um remédio homeopático, pq me sinto muito mal quando isso acontece, incha a barriga, estufamento, um horror mesmo.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Pepa interessante seu post! Quando criança tive muitos problemas com intestino preso chegava a ficar duas semanas sem ir ao banheiro consegue imaginar!!! Nossa sofri muito mas com tratamento resolvi o problema não é uma ferrari, mas também não é mais o Barrichello! KKKKKK
    Seu mimo segue em breve tá! Estou esperando passar o tal do carnaval!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Pepa! Achei muito bom o post. Tenho problemas com meu intestino e sou muuuuuito ansiosa, a ponto de tomar medicamentos para isso. Quem tem problemas, como eu, percebe direitinho que o bom funcionamento do danadinho muda muita coisa, principalmente na balança. É uma luta constante, mas vamos vencê-la, todas nós, trancadinhas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tinha lido essa materia na revista. Que bom que publicaram no Tacho!

    Beijooo

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.