Chá da tarde - O tacho da Pepa

13 de março de 2010

Chá da tarde


O outono se aproxima e com ele, tardes mais frequinhas.
Reunir os amigos para uma tarde acompanhada de bolos, biscoitos, tortas e pãezinhos cheirosos, é o programa perfeito para os dias mais frescos.

História

Conta-se que certa duquesa na Inglaterra sentia aquela fominha no meio da tarde, como não era boba, nem nada, solicitava aos empregados uma coisinha para enganar o estômago.
A moda se espalhou  (e olha que a net nem existia ) e ganhou o nome de chá das 5. Mas que na realidade começava ás 4 e segundo Henry James (escritor americano) tinha início a refeição que proporcionaria uma "eternidade de prazer".
A estrela da refeição - o chá- é a bebida mais presente no cotidiano inglês. E como em toda culinária britânica se encontram traços da influência estrangeira, sobretudo das antigas colõnias como India e Sri Lanka, os chás ingleses não fogem a regra, a maior parte tem raíz nos países da Ásia, caso do Assan, Ceylon e Darjeeling, as variedades mais conhecidas no Reino Unido.
A própria palavra tea provém do dialeto amoy chinês, (e não do mandarim cha, que originou o nome da bebida em português).
A primeira aparição do chá registrada na Inglaterra data de 1658, só quase 200 anos depois, a nossa duquesa faminta Anna de Bedford iniciou a tradição.

Estilo:

No chá da tarde nada é absolutamente formal, na escolha da louça, você pode adotar seu estilo : clássico, formal, romântico, não importa, lembre-se apenas que peças bonitas chamam a atenção e fazem seu conteúdo parecer muito mais saboroso.
Nesses tempos de Alice no País das Maravilhas, nada impede que você misture vários aparelhos ou peças diferentes ( se você for como eu deverá ter 3 ou 4 peças de cada jogo... não me olhe assim, acidentes acontecem...)
Uma bela toalha faz toda a diferença, mas não precisa ser nada caro, aconselho apenas que não use tules ou tnt, dão um ar informal demais, meio festa infantil,  tecidos baratos com estampas miudinhas florais ou petit pois são os melhores.
A graça fica mesmo nos complementos um porta guardanapos fofo  pode servir até de lembrança.

Flores em arranjos pequenos ou até em xícaras e bules

ou até nas latas do próprio chá

marcadores de lugar, enfeites de cadeira

coisinhas simples que dão um toque delicado a qualquer reunião. Mas se não tiver cadeiras o suficiente, não tem problema, disponha os sofás de modo a criar uma boa circulação, o importante é que as pessoas sintam-se confortáveis.
Disponha os pães em cestas forradas com um tecido contrastante com a toalha, isso dá vida e alegria na mesa.
os biscoitos podem ficar espalhados em vários pontos da mesa em cumbucas ou xícaras pequenas.
* um conselho meu, lojas de 1.99 são um achado para miudezas cutes, especiais para eventos de mulherzinhas, deixe o preconceito de lado e aventure-se, garimpe.

O que servir: 

No mercado há uma infinidade de sabores de chá, o preto vai bem em qualquer comida, mas vale a pena ter sachês de diversos sabores em uma caixa sobre a mesa, assim os convidados escolhem seu sabor  predileto.
Os preferidos são de ervas, hortelã, erva doce e menta, com especiarias e citrícos. Algumas combinações de frutas são muito agradáveis.
Café, leite, água e dois sabores de suco natural são indispensáveis.
Fatias finas de laranja, limão torrões de açucar, além de enfeitar a mesa deixam o chá muito mais gostoso.
Sirva pães variados no estilo mini, afinal com tanta variedade, todo mundo vai querer provar um pouquinho de cada:
- croissant, grissini, torradas, brioches e o que mais a imaginação mandar.
-dois tipos de geléia
-manteiga, requeijão
- muita gente serve frios, eu dispenso e quando os pus na mesa, voltaram intactos
Uma quiche, uma torta doce
Um bolo, eu prefiro um leve do tipo chifon de limão

 
mas nada impede que você sirva um de frutas com especiarias, ou os dois se estiver muito empolgada e disposta a arrancar suspiros dos convidados.
No autêntico chá inglês o sanduiche de pepino
 
e os scones

 
são presença obrigatória.
 Os biscoitos, são indispensáveis.

De mais é só relaxar e curtir esse momento delicioso. Se você se organizar antes, fazer uma pré seleção de tudo o que tem e o que dá para improvisar, vai ver que suas pequenas reuniões, tendem a tornarem-se eventos esperados, dignos de Dona Anna de Bedford, a nossa duquesa gulosinha.
Bom chá para você.

2 comentários

  1. Oi Pepa,
    Menina, eu amo chá e o que mais gosto nos dias frios e de me sentar numa mesa de chá.
    A idéia de chamar @s amig@s é super legal, nesses tempos de internet, ficar olho no olho é tudo!
    Beijocas no coração

    ResponderExcluir
  2. eu também sou fissurada em chá, ou café com leite...
    E também amo receber as pessoas..., mas internet é realmente uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que conhecemos tanta gente legal, ás vezes acabamos por ficar num mundinho bem pequeno... mas é a vida.
    Obrigadinha pela visita.
    volte sempre e tome um chá comigo.
    bjus

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.