Parece... mas não é... - O tacho da Pepa

23 de julho de 2017

Parece... mas não é...

Quem tiver mais de trinta anos de idade no lombo, vai lembrar da propaganda do Denorex, um produto que combatia a caspa , que parecia shampoo, mas era um remédio.

Denorex, parece... mas não é... (se quiser ver a propaganda clica aqui ó

Estava lembrando dessa propaganda, enquanto corria meu feed no Instagram e no meio de tanta foto linda, a gente até se perde no meio de tanta perfeição...

Eu já falei sobre isso em algum post, mas outro dia estava conversando com minhas irmãs e sobrinha e vi que minha concepção de que somente os mais jovens eram influenciáveis e presa fácil para o consumismo estava totalmente equivocada.

Todos, em qualquer idade, podemos ser influenciados, para o bem ou para o mal.

Vide Eva, a da serpente... cara... era só ela, Deus e Adão. E Deus já tinha dito para que eles não comessem do fruto daquela árvore, aqui entram um monte de suposições, quanto a proibição, mas isso agora é irrelevante, o cerne é :

Como a serpente conseguiu convencer Eva, de que aquela vida que ela levava era muito pouco, diante do que ela teria se comesse do fruto ?

Aqui em casa  eu e Vi temos uma teoria : A serpente apareceu na forma da Cher, linda, magra e jovem e disse : Tenho cinco mil anos, se você quiser, pode ficar igual a mim, rsrsrsrsrsrs (porque vamos combinar ? Desde que eu me entendo por gente, Cher, já é Cher, linda, magra e JOVEM , eu já tô com quarenta e ela ? Jovem !! rsrsrsr)

Mas de alguma forma ela foi influenciada. 

Por mais que não tenhamos necessidade de alguma coisa, quando vemos uma propaganda massiva sobre algo , de repente começamos a questionar como estamos vivendo sem aquilo.

Na minha época, as revistas e TV eram o máximo que a gente era exposto. Era complicado, afinal, quando passava pela banca de jornal e via aquelas capas com corpos sarados, já sentia uma pequena depressão. Ou via as capas das revistas de decoração, mostrando verdadeiros paraísos na terra, poxa vida ! E eu morando aqui no cômodo e cozinha...

As pessoas famosas eram as da TV, não a minha vizinha com 120 mil seguidores no Instagram.

Era complicado, era... mas eu ia dormir e esquecia...

Hoje, isso é praticamente impossível.

Quem nunca foi deitar, na esperança de pegar num soninho maroto e só acordar no dia seguinte, mas pra dar aquela "relaxadinha" pegou o celular e começou a correr o feed do Instagram e ver corpos perfeitos, comidas deliciosas, casas impecáveis, carros, viagens, bolsas, sapatos, maquiagens que prometem fazer a sua pele um pêssego ?

Quem consegue dormir, quando descobre que sua vida é uma meleca, e que o mundo ao seu redor é feito de pessoas esplendorosas, com vidas perfeitas, viagens incríveis e de plus um marido/namorado perfeito... que leva até café na cama... é pra acabar, rsrsrsrsrsr

Mas e se você olhar pra o seu próprio feed ? Será que aquelas fotos que você posta, carregam verdade ? Será que não é só um ângulo, uma luz, um momento ?

Pois é, a maioria das vidas perfeitas de redes sociais, são iguais ao Denorex, parecem perfeitas, mas não são.

Mas nós somos visuais. Como não se deixar levar ? Como não permitir que essa influência afete a vida real ? Porque vida de rede social é igual novela, 99% é montado.

Na vida real, ninguém consegue viver 100 % do tempo falando sobre vida saudável. Na vida real ninguém consegue manter a casa impecável, na vida real os pratos de comida do pedreiro são mais bem apresentáveis que os nossos...

Na vida real, nenhum marido/namorado é o Rodrigo Hilbert, nem ele mesmo, srrsrsrs

Eu tomei uma atitude que melhorou bastante meu relacionamento com redes sociais.

Ás nove da noite, vou pra cama, faço minhas orações, leio um livro , ouço umas músicas (indico o Spotify ) e me desligo.

Outra coisa, tem gente que desperta inveja na gente. Involuntariamente ou não,( porque tem gente que gosta de se exibir, rsrsrsrs) mas que desperta esse sentimento. Na primeira pontadinha eu já deixo de olhar as postagens. 

Outro dia eu recebi um comentário assim num vídeo :

"-Nossa, mas não tem nada que você não façam ? É até chato !"

Involuntariamente, causamos um sentimento ruim em alguém. Porque quando postamos qualquer coisa que fazemos é pra incentivar outras a fazerem também. Mas para essa pessoa a nossa mania de fazer tudo, soa como "metidez". 

Qual o conselho que eu dou ? Se alguém desperta em você sentimentos mesquinhos (o que é normal no ser humano, a menos que você seja um ET, você está sujeito a isso) deixe de acompanhar. 

O seu sentimento vai fazer mal pra você . 

Você vai deixar de viver a sua vida pra viver em função de algo/alguém que não pode mudar nada na sua vida.

Ver feeds de pessoas de corpos sarados, enquanto você está acima do peso te faz ter mais ânimo em seguir uma dieta ? Ou te deixa tão pra baixo, que você se sente mal em relação a si próprio ? 

Ver feeds de pessoas que são tão organizadas e limpinhas te faz pensar que você é a pessoa mais relaxada do planeta ?

Se ver qualquer feed "bitolado" numa só idéia, te faz questionar a sua vida, alerta vermelho. Você está á um passo de começar a achar a vida do outro perfeita e a sua uma droga.

Lembre sempre : Feed de rede social é igual Denorex, parece... mas não é ...


Ufaaaaaaaa, como escrevi hoje !

Talvez as pessoas nem leiam, mas eu achei relevante escrever e deixar documentado esse meu pensamento, rsrsrsrrsr 


Bjus 1000 e se você leu até aqui, Bjus 10000000000 !!!

22 comentários

  1. Amei... quem dera aquela nossa tarde desse pra se prolongar para muitaaaaa conversa, tipo essa! Um dia vamos de novo, e daremos mais tempo pra isso - ou vcs vêm, né? Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí!
    Denorex!
    Adoro estes posts bem escritos, com palavras de verdade, pra refletir!
    beijosssssssss ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei, mas para mim funciona o contrário...
    Fico estimulada a obter os mesmos resultados, tipo assim: se ela conseguiu, também posso!
    :)

    ResponderExcluir
  4. KKKKK é bem assim, eu tenho quase 60 e a Cher continua a mesma de quando eu era menina. Eu olhava as revistas e achava linda aquelas atrizes com três filhos e a casa limpinha com sofá branco. Aí eu pensava: 'quando tiver minha casa vai ser assim. kkkkk Doce ilusão, com essa poeira que tem no mundo, 1 filha que põe o pé no sofa, tudo que eu quero mesmo é um sofá escuro e ainda coloco uma manta porque os cachorros querem se sentar tambem. Como as pessoas fazem para manter a casa tão arrumada? Devem sair o dia todo e não deixar as crianças se mexerem. Lindas? todo mundo é mais lindo que eu nas redes sociais, mas não deixo por menos: me acho rsrsrs. Eles tem fotoshop e eu não (tenho, mas não sei mexer rsrs). E assim levo minha vida feliz por que não sou Denorex rsrsrs. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Certíssima! A vida alheia é denorex total, rsrs...A minha, a sua é normal, rsrs...Graças a Deus!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  6. Pura verdade!Mas eu cheguei num ponto que faço o seguinte:se está tomando conta demais do meu pensamento,desconecto geral,deixo de pensar ,seja lá no que for.Vivo minha vidinha do meu jeito e no meu ritmo.Às vezes sou criticada por isso ,e sabe o que eu digo?"Eu sou eu ,e jacaré é o bicho"....

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia! Muito interessante esse negócio de " todo mundo" é influenciável. Sim, somos todo mundo. As informações estão em todo lugar, muitas imagens, muitas palavras, sim , nos influenciam de alguma forma. A pergunta é, quem vamos permitir que nos toquem, nos façam refletir, quem nos inspira? Esse é o momento da escolha.Aliás, vocês me influenciam muito e me inspiram coisas muito boas. Então, muito obrigada! Bjim.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lia! Muito interessante esse negócio de " todo mundo" é influenciável. Sim, somos todo mundo. As informações estão em todo lugar, muitas imagens, muitas palavras, sim , nos influenciam de alguma forma. A pergunta é, quem vamos permitir que nos toquem, nos façam refletir, quem nos inspira? Esse é o momento da escolha.Aliás, vocês me influenciam muito e me inspiram coisas muito boas. Então, muito obrigada! Bjim.

    ResponderExcluir
  9. Sempre foi assim, como a história de achar a grama do vizinho mais verdinha!!! Rssssssssssss É da natureza humana, mas o ser humano que se constrói diariamente, que é sincero consigo mesmo, que se observa e se questiona sobre o que sente, percebe que está na vibração incorreta e que esta vibração não vai torná-lo feliz e apaziguado.
    Você está corretíssima quando diz que devemos deixar de "acompanhar" a vida de quem nos espeta com suas exposições: é uma excelente forma de poupar-se de sentimentos que não fazem bem, só atordoam e nos tiram do nosso próprio caminho!
    Mais uma vez, Lia, parabéns!!! A vida é feita disso mesmo: de observações e descobertas, só assim podemos ter prazer e usufruir as bençãos que possuímos, né não?
    Bjssssssssssssssssssssss, Deus as abençoa, quéridas!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom e falaste bem! Temos que saber diferenciar bem tudo isso! E saber circular nas redes...Mantendo -nos NÓS mesmas, sem nos deixar influenciar! bjs, de volta, chica

    ResponderExcluir
  11. Pior que é verdade....mas como estou passada e com problemas de saúde nem ligo.
    Mas continuo dizendo que vocês são gurias porretas, pois admiro tudo que batalham e fazem!
    Um grande abraço do tamanho da sua postagem...li comendo um pedaço de torta! bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Meninas, começando: nem pensem em ser a Cher.
    Ela é um clone. E esta velha sim. E é chata.
    Coisa que vcs não são.
    Cher e essas pessoas que se mostram realmente não fazem parte da minha vida.
    E aqui no mundo virtual podemos fazer o milagre de "não olhar, sumir com qualquer coisa".
    Só me aproximo de quem gosto. O que faço gora da telinha.
    Já me estresse com pessoinha. Hoje nem as vejo. Bloquear aqui podemos. A pessoa nem sabe.
    Só não posso bloquear os problemas reais do nosso país. E isso é o que me faz mal.
    Com 71 anos vou querer ser igual a quem?
    Bem... Tenho "inveja" rsrsrs de vcs. Que fazem delícias. Doces, biscoitinhos. Comida eu sou boa. Mas doce faço porqueira.
    Corpo sarado. Bem, já mais jovem o tive.
    Acho meio insensatas pessoas que postam pensamentos"iluminados" com a foto dela. Muito narcisismo. Mas, cada um faz o que quer na sua TL..Acho tb que quem vive comentando en todos is blogs assim o fazem para que os visem tipo o cara q vai a todo velório para que no seu haja presenças.
    Eu me acho uma chata. Mas gisto de mim. Dia sim. Dia não.
    É adoro qdo a Lia Ágio vai falar comigo.
    Pois a acho uma mulher muito melhor que essas Cher da vida.
    Vc s fazem um trabalho puro amor. Generosas. Doam saber.
    E isto é admirável.
    E chega de elogio.
    Não me lembro do Denorme. Não é do meu tempo.kkk
    Beijos, suas lindas!


    ResponderExcluir
  13. Vc tem paciência, hein??? Tenho mais isso não, fia...rsrs. Está certíssima! Não permita que nada tire o seu entusiasmo e o da Vi! É muito lindo o trabalho e artes de vcs! Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Parabens...pelo texto....Amei...voces acertaram e cheio...a vida ultimamente ta igual a DENOREX...Parece mas não é...fico triste ao ver que muitas pessoas vivem nessa aparencia...e não se dão conta...Ontem estava refletindo sobre o que voce diz da inveja ou da pessoa ser baixo astral...e isso chegar ate a gente ...por um simples post em uma rede social...quando vi o que colocou uma pessoa que eu tinha até como amiga...vendo o seu post hoje...fiquei calma ..com a atitude de tirar essa pessoa de meu relacionamento...Obrigado...Namaste.

    ResponderExcluir
  15. 1000 bjs pra Ti também..
    Tudo o que vc escreveu edta certinho..de uns 4 anos pra cá é o que tenho feito abolido de minha vida o que me faz mal ou que me deixa pra baixo..e quer saber vivo muito mas muito mais feliz comigo mesma..adoro suas postagens..bjs.

    ResponderExcluir
  16. 1000 bjs pra Ti também..
    Tudo o que vc escreveu edta certinho..de uns 4 anos pra cá é o que tenho feito abolido de minha vida o que me faz mal ou que me deixa pra baixo..e quer saber vivo muito mas muito mais feliz comigo mesma..adoro suas postagens..bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lia, bt!
    Infelizmente a vida é assim, seja no virtual ou até mesmo no real. No real tb tem pessoas que adoram saber da vida dos outros p/tentarem copiar achando que aquela ou aquelas pessoas são as mais perfeitas do mundo, puro engano, dentro de casa é que a coisa pega e vem o efeito DENOREX kkk
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas tudo bem?
    bah tinha esquecido dessa propaganda. É verdade, quero a formula da Cher para se manter jovem e magra. Aqui até o vento engorda. hahah
    Continue fazendo tudo pois vocês me inspiram.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  19. Não sei se reparou mas cansei das redes sociais, estou em algumas, não em todas, não escrevo mais, não coloco fotos minhas só de lugares dos meus caminhos, não são fotos retocadas nem esbanjo nada. A ficha caiu muitas vezes. Quero ver minha mãe desde 2012, ela está cada vez mais velha, morro de saudades, choro muito e não entendo como as pessoas conseguem (nesta situação brasileira) comprarem tantas roupas novas e viajarem tanto. Mesmo sabendo, lendo, ou ouvindo as fantasias que muitos vestem para fingirem o que não são ou não tem, ainda assim me sinto uma incompetente. Como pode eu não conseguir comprar uma passagem aérea muito cara e visitar minha mãe? Faz tempo que cansei do faz-de-contas, não me ajudou em nada.
    Nunca apareceu ninguem para me estender a mão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Virtualidade é muito subjetiva, na vida real já é difícil conviver, imagine no virtual onde carecemos de interpretação sem vizualização de expressão?! É melhor escolher estar em paz, quem quiser se envenenar que se envenene sozinho, né, não!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ahhhh, mas sim, com certeza muita coisa é Denorex! E confesso que já fiz fotos onde a mesa estava linda com um ângulo perfeito, mas ao lado a pia estava suja e eu calculei para aparecer só meu cantinho perfeito kkkkkkk. Mas quem nunca?
    Tinha uma época que eu foquei no Insta da Solange Frasão e o povo da malhação achando que um dia...veja bem...um dia podia ficar como elas. Mas o que? Sem academias refinadas, tratamentos estéticos, empregada, ou babá, ou aulas particulares para crianças, o tempo e dinheiro que me sobra para cuidar do corpo e ficar sarada como elas é nulo...fiquei triste por não conseguir aqueles resultados. E eu penso...gente, ela tem 50 anos e tá linda! Mas como será que ela acorda pela manhã sem o make?
    E outra coisa...vi uma entrevista da Sandy dizendo que ela leva mais de 1 hora todos os dias para fazer o Make da manhã e acorda mega cedo para isso, pois não sai do quarto sem Make e passa rímel 4 x. Oi? Seria o medo de ser julgada se aparecesse como uma mulher real de mais de 30 anos?
    Enfim...adorei seu papo reto e adoro te ler sempre, pois percebo que mais pessoas vêem como vejo algumas coisas!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.