5 de julho de 2016
Como fazer extratos caseiros - Baunilha
Quem ama cozinhar, ama também dar um gostinho especial em tudo que faz, por isso as essências fazem tanto sucesso...
Mas, o próprio nome já diz : essência... e você sabe a diferença entre essência e extrato ?
A essência é feita em laboratório e leva ingredientes como aromatizantes e corantes até que o resultado chegue a algo que lembre o cheiro do ingrediente principal.
Já o extrato é a opção natural, feito com a fava, proporcionando muito mais sabor. Consegue-se este produto através de uma infusão da fava da baunilha em álcool ou vodka .
A baunilha é o único fruto comestível das orquidáceas, a maior família de plantas com flores. Embora existam outras espécies no gênero Vanilla que podem fornecer a baunilha, a espécie Vanilla planifolia é a mais cultivada e a que apresenta o maior teor de vanilina nas vagens. (Google)
Por isso a bendita favinha é sempre tão cara, e a essência a gente paga "2 real" num vidrinho... deu pra entender ?
Eu particularmente prefiro não usar essências nas minhas preparações, mas resolvi preparar meus próprios extratos, por que tem vezes que a gente quer dar aquele tchan a mais nos docinhos...
Comprei no Mercado Municipal e paguei R$ 14 em cada uma, tem muita loja que vende online, vale a pena pesquisar, já que é tão fácil fazer e nosso corpinho agradece quando colocamos coisinhas naturais pra dentro dele.
É também uma ótima opção para presentear, já pensou ? Extrato feito por você num vidrinho maravilhoso ?? Se apruma, que a hora pra começar a preparar essas coisas é agora, olha o Natal chegando !!!
É também uma ótima opção para presentear, já pensou ? Extrato feito por você num vidrinho maravilhoso ?? Se apruma, que a hora pra começar a preparar essas coisas é agora, olha o Natal chegando !!!
Gravei um vídeo pra mostrar o quanto é fácil fazer e logo venho com mais extratos fáceis e maravilhosos pra se fazer em casa.
Assiste o vídeo, dá aquele jóinha maroto e aproveita pra me dizer qual extrato você quer ver nos próximos vídeos !!!
Ahhhh, se inscreve no canal também... sempre tem novidade e no forninho tem uma receita que acho que você vai amar !!
Bjus 1000 !!
taí algo que queria ter: paixão em cozinhar! mas é algo que não curto muito não, é raro ter vontade em me aventurar na cozinha!!
ResponderExcluirhttp://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/07/niver-da-marcela.html
Adorei o post! São detalhes que muitas vezes não nos importamos, mas que fazem a diferença. Bjs
ResponderExcluir🌷 As minhas estão curtindo 🌷
ResponderExcluirAmei, amei , amei demais...sempre compro a fava e coloco no açucareiro, agora vou fazer o extrato. Obrigada!
ResponderExcluirBeijos
CamomilaRosa
Nunca vi fava de baunilha, achei interessante.
ResponderExcluirTambém nunca vi para vender por aqui!
Está um luxo essas paredes com as plaquinhas.
bjsssssssssssss
Nunca tinha visto, que bom! Muito legal.
ResponderExcluirAdorei o "se apruma", rs
ResponderExcluirNunca havia imaginado fazer isso em casa. Muito legal. Vou assistir ao vídeo.
Abraço!
Oi Pepa! Deve ficar muito bom esse extrato, adoro o aroma até da essência, imagine esse! Muito do que a gente diz ser caro, na verdade não é, a gente é que tem pouco dinheiro. Vendi chocolates, pães de mel e outras coisinhas mas parei por causa disso, acham caro sem analisar o que está embutido no produto.
ResponderExcluirEssa cozinha cenográfica é uma delícia!
Beijos!
Pepa, eu amo cozinhar e sonho com essa fava de baunilha... Aqui na minha cidade (alguns km depois do fim do mundo) não tem 🙄. Mas vc me deu uma luz 💡, vou comprar pela net. Sonho em fazer um creme fino com baunilha de verdade. Bjk
ResponderExcluirComo se aprende por aqui! Pra mim é novidade gostosa demais da conta, adorei!
ResponderExcluirBeijinhos