Panetone Caseiro : crie a sua tradição - O tacho da Pepa

17 de dezembro de 2015

Panetone Caseiro : crie a sua tradição

Sim, sim, sim... eu sei que hoje era dia da Vi postar... mas como ela tem sido uma boa garota, trabalhando direitinho desde o começo do ano resolvi dar férias prá ela !!

#mentchééééra, rsrsrsrsrs . Na verdade depois que ela fez aquele vestido pra mim, eu a escravizei e só deixo ela sair da máquina quando termina a produção do dia, daí não dá tempo nem dela pesquisar pra fazer um post !!! Que foi ? sou sincera né ?? rsrsrsrsrs

Mas as duas coisas são meias verdades, dei uma folga pra ela porque muita gente pediu a receita do panetone que postei nas redes sociais e ela está ocupada com projetééénhos ( que não são novos vestidinhos para mim, fuéinnnn) juntei a fome e a vontade de comer !!

Mas vamos aos panetones ??



Panetone é o tipo de receita projeto, você tem que se programar, tem que planejar já que será um dia todo dedicado ao bonito .

Sim, um dia todo. Mas você não tem noção do que é o perfume desse panetone assando . 
É incrível como cheiro e paladar ficam arquivados na nossa memória , se você tem crianças em casa é mais um motivo para fazer, envolvê-los nessa brincadeira fará com que as recordações fiquem marcadas para sempre ! Eu me lembro até hoje de um pão que minha mãe fazia nessa época, era um pão doce com recheio de coco... sério, já se passaram mooooitos anos e até hoje meus olhos ficam marejados quando me lembro.

Crie tradições, a sua tradição ! Já pensou, todo fim de ano a família se reunindo para fazer seu próprio panetone ?

Essa é a minha melhor receita. Dicas que peguei de um e de outro mestre padeiro, de inúmeros blogs relacionados, técnicas e voilá, o melhor panetone que eu já fiz .
( e olha que já fiz muitos hein ? ) 


Cor, textura e sabor perfeitos ! 

Tem vários passos, mas segura aqui na minha mão... vou te levar ao " Fantástico mundo do panetone caseiro" ...

Panetone Caseiro

 ( 3 panetones de + ou - 500 gramas cada)

Ingredientes :

Esponja 

320 gr. de farinha de trigo
190 gr. de água
55 gr. de açúcar
6 gr. de fermento biológico seco instantâneo

Misture todos os ingredientes na mão ou na batedeira, usando o gancho para massas, apenas até formar uma bola. Transfira a massa pra uma tigela grande, cubra com um pano e deixe fermentar por 2 horas em temperatura ambiente. 


Massa Final

240 gr. de farinha de trigo
50gr. de água
88gr. de gemas 
4 gr. de fermento biológico seco instantâneo
5gr. de sal
120gr. de açúcar
10gr. de leite em pó
110gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g de frutas cristalizadas
130g de passas pretas
40g de casca de laranja cristalizada
raspas finas de duas laranjas e de dois limões taiti
3 cubinhos de manteiga gelada (de 5-10g cada)
varetas de pipa ou palitos de churrasco
3 formas de papel próprias para panetone 



Preparo : 

Na tigela da batedeira, coloque a esponja, a farinha, a água, o sal, o açúcar, o fermento, as gemas,  o leite em pó, as raspas de limão e laranja, . Bata em velocidade média, por 3 minutos , mais ou menos. Coloque na velocidade baixa, e vá acrescentando a manteiga aos poucos. Continue sovando a massa em velocidade baixa, de 8 a 10 minutos.
(usando a batedeira, você precisa do batedor de gancho, se for fazer no muque, a consistência da massa é mole mesmo então você vai precisar de calma e não colocar mais farinha , a medida passada na receita é exata, se você colocar mais farinha seu panetone vai ficar duro, sove os oito minutos na fé )

Acrescente as frutas e continue batendo apenas até ficarem distribuídas igualmente na massa.

Cubra a tigela com um pano e deixe a massa descansar por 10 minutos.

Passados os 10 minutos, divida a massa em 3 partes iguais, forme uma bola levemente e deixe descansar por 30 minutos, coberta com um pano.


Passados os 30 minutos, forme uma bola mais firme e coloque nas formas.Coloque as formas  de papel em cima de uma assadeira retangular, e cubra com um pano.


Deixe a massa crescer em temperatura ambiente e com umidade. Para isso, coloque as formas dentro do forno desligado,  com a luz interna acesa. Coloque junto uma tigela com água quente na última grade . 


Quando a massa crescer até a o topo da forma, retire do forno e pré-aqueça à 180ºC. Faça levemente um corte em x na superfície da massa usando uma gilete ou a ponta de uma faca muito afiada. Coloque o cubinho de manteiga gelada no centro do corte. 

Leve os panetones ao forno e asse-os até o topo ficar bem dourado. Se começar a escurecer demais e o panetone ainda não estiver totalmente assado, reduza a temperatura para 160ºC. 

Assim que retirar os panetones do forno, insira palitos de churrasco no fundo da forma (sim vai estar quente mas é preciso, srrsrsrs) e verta-os imediatamente de ponta cabeça usando duas cadeiras como apoio. Deixe-os pendurados por no mínimo 4 hs antes de servir. Eu deixei uma noite.

Isso impede que o panetone murche e perca todo o glamour de um topo pomposo !



Observações importantes :

- Não substitua a manteiga por margarina, o resultado é totalmente diferente.

- Pode substituir as frutas pela mesma quantidade de gotas de chocolate 

- Não use essência, lembre-se ele é ca-se-i-ro (e em casa não tem essência de panetone, rsrsrs)

- Todas as medidas estão corretissimas, não precisa de um grama a mais de farinha ou água. Pese absolutamente tudo. O resultado final vai te dizer se estou certa.


Agora, preciso dividir com vocês meu momento fã enlouquecida...

Quando postei a foto no IG, mencionei o Rogério Shimura que ensinou a técnica de virar o panetone de cabeça pra baixo. 

E genteeeeeeeeeeee, não é que ele veio curtir a foto e ainda comentou ??


Fiquei desse jeitinho !!! srrsrsrsrs

Tem 3 pessoas que sou fã, fãzona, fãzaça , tipo até tiraria uma foto agarrada com eles, srrsrs

Rogério Shimura
Paola Carosella
Rodrigo Oliveira do Mocotó

Todos com uma história linda, que não escondem os macetes e são mega generosos !!! Os três humildes e donos de uma delicadeza ímpar !

Por isso esse panetone ficou ainda mais especial !! Devia chamar "The best ever panetone, que o Rogério elogiou " rsrsrsrsrss


Então tá ai a receita, pra quem pediu nas redes e se você fizer marca com a #panetonedapepa, vou amar ver !!!

Bjus 1000 !!!

16 comentários

  1. Que legal! Pena que não tenho talento nenhum na cozinha, mas realmente deve ser muito legal fazer essa receita em família! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pepa, maravilhoso esse panetone caseiro, imagino a delícia que está porque esses industrializados não estão valendo a pena não...Vi uns que custam na faixa dos 100,00 (nem se tivesse dinheiro sobrando comprava)e duvido que sejam melhores que um caseiro no capricho como o seu.
    Beijos pra vc e Vi!

    ResponderExcluir
  3. Gurias queridas!

    O Natal se aproxima...

    As luzes cada vez mais brilham nas ruas...

    Que no Natal a maior luz brilhe dentro de cada coração. Essa é a que vale realmente!

    Mesmo ausente e ainda assim ficarei por algum tempo,vim apenas deixar meus votos de um Natal maravilhoso e 2016 recheado com tudo que cada um desejar! Por motivos óbvios, trago mensagem colada, mas vale a intenção e desejos!

    beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Gente, o que é isso? Deu água na boca e parece que vale cada minuto dedicado a esta delícia. Sou fã de panetone. Eu sou sua fã de vocês também (até tiraria foto kkk).
    bjk

    ResponderExcluir
  5. Eba!!!!!! Valeu à pena pedir no Insta, pra poder ver tudinho aqui! Você é minha ídola! Um dia ainda tiro uma foto agarradinha com você!!!rs
    Acho que pra esse ano não vou conseguir fazer para o Natal, mas quem sabe pro Ano Novo? E quem sabe durante o ano novo inteiro, treinando para o próximo Natal? kkkk
    Obrigada pela receita e pelas dicas!
    E também sou fã do Rogério! Adoro ele ensinando tudo como se estivesse realmente dando uma aula, e todo encabulado ao lado da Ana Maria Braga! Muito bom!!!
    Beijos meninas, love vocês!
    Cris - Minhas Linhas e Eu

    ResponderExcluir
  6. Uauuu Pepa que Delicia! Imprimi a receita, tentarei faze-la para testar. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Oeeeee.........

    Gente fiquei pasma em saber que panetone gostoso fica de ponta cabeça......rsrsrs.....
    Meninas passei para deixar meu desejo de Boas Festas na graça do Pai de amor.
    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  8. Menina você me fez lembrar meus 15 anos, quando decidi começar a fazer panetone em casa, os primeiros ficaram maravilhosos, aí eu me empolguei, um dia na pressa li a receita errada e coloquei 1 xicara de sal, nem preciso dizer que não cresceu e eu não entendia, pois tinha seguido a receita, aí minha mãe me fez ler com ela para tentar descobrir o erro (ninguém tinha pensado em provar a massa crua) e descobrimos que o erro era a quantidade de sal, meus irmãos que estavam juntos começaram a fazer piada, fiquei brava e nunca mais fiz.....Vendo tua receita me bateu uma vontade de voltar a fazer, mas só em 2016.... agora não tenho um dia livre...rsrs

    Muita Luz e Paz!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de fazer pães, Pepa, mas panetone nunca tentei. Achei difícil, mas arquivei a receita... quem sabe um dia pinta a inspiração? Talvez quando meus netos resolverem existir eu queira perfume de panetone no ar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Panetone nunca fiz mas ja tenho uma tradição natalina !!A uns 15 anos que na vespera de natal faço um bolo com frutas secas e nozes que fica muito bom comecei fazendo um pra minha mãe e hoje em dia faço 5, um pra cada familia que se formou aqui na minha casa depois dos casamentos. rsrrsrs Agora vou fazer Panetone tambem depois te conto ta.Beijo Pepa!!

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo e deve ser gostosdo, mas não me atrevo a fazer...kkkkk
    Feliz Natal gurias! bjss

    ResponderExcluir
  12. Feliz Natal!!! Que a manjedoura do seu coração esteja pronta para receber o Menino Jesus que irá nascer!!!
    Um ano novo repleto das bençãos de Deus!!!
    Doce abraço com carinho, Marie!

    ResponderExcluir
  13. Hola Peoa querida !! Ese pan casero se ve delicioso !! Que tenga una lindas fiestas juntó a los suyos !!

    ResponderExcluir
  14. Também me lembro de muitas receitas que minha mãe fazia nessa época do ano, e eu não comia a maioria, era chata demais. Sempre procuro criar tradições para os meninos, bolo que eu fiz no aniversário, tardes com filmes, jogos de tabuleiros, halloween e o panetone cheio de chocolate no natal, eles não vão vir fazer comigo, mas levo pra eles e sempre que me pedem no meio do ano eu faço, minha receita é bem parecida com essa. Os vizinhos devem adorar sentir o cheirinho de panetones nas tardes e noites de dezembro.
    Saudade de vocês!
    Também quero um vestido, viu, já estão aceitando encomendas?

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Pepa do céu!!!! fiz panetone ontem!!!!!
    Que cheiro bom e que sabor incrível!!!
    Confesso que fiz cheia de apreensão, foi no muque mesmo, estava precisando gastar energia acumulada rsrsrsrsr. Foi divertido e delicioso bati até foto dos bichinhos prontos que era pra publicar hoje na 2 natalina mas esqueci da maquina fotográfica em casa mas amanhã quando publicar o post te mando o link. Muito obrigado pela paciência e gentileza de publicar a receita!!! Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  16. Que delícia de receita! Já fiz algumas vezes, gosto de poder escolher o que colocar na massa, na cobertura...Vou provar essa, com certeza!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.