"Formadores de opinião" ? - O tacho da Pepa

9 de outubro de 2014

"Formadores de opinião" ?

Oi Girls and boys, Vi, escrevendo..

Queridas e queridos  estava observando o resultado das eleições, onde alguns candidatos repudiados, detestados por certos grupos de pessoas se elegeram e foram muito bem votados.

Cansei de ler comentários do tipo: povo que não sabe votar, povo burro e etc., e etc.


Lendo sobre formadores de opinião, achei um artigo interessante escrito por Washington Araujo onde ele cita frases do Lula: "a figura do chamado formador de opinião pública já não decide mais" e "o povo não quer mais intermediários".

O resultado das eleições fazem com que eu acredite que Lula tinha razão quando expressou estas palavras.

Durante muito tempo fomos "orientados" por formadores de opinião ( cantores, atores, escritores, jornalistas, sociólogos, o intelectual e etc, etc) de quem seria o melhor candidato, em quem deveríamos votar.



Existe uma "fantasia" que tais pessoas são mais inteligentes que nós, reles mortais, portanto eles deveriam fazer escolhas melhores.

Mas depois de muitas eleições, o povo foi descobrindo a realidade cruel, que, quando 'seus "heróis" não morrem de overdose (Cazuza)', vendem sua opinião e vendem bem caro..

Descobrir essa realidade, que a ideologia do "herói" está na conta bancária dele, fez com que muitos deixassem de 'seguir o líder'.




Mas quem pensa que politico dorme, quando se trata dos interesses deles, esta muito enganado.

Eles descobriram um outro meio para tentar manipular a opinião do povo : as redes sociais.

Os políticos pensaram: Se o povo esta deixando de seguir os "intelectuais", vamos colocar outra pessoa na vida do povo para que orientem eles em quem votar.

Os formadores de opinião de hoje são pessoas comuns, ele é o "amigo", 'o descolado'.., pode até ser o nosso "amigo"..

Nosso "amigo" desde que você concorde com a opinião dele, dance conforme a música dele..



Caso contrário haverá muita brigas, humilhações, usam a estrategia de desqualificar a pessoa usando meios torpes e baixos;

E a pessoa deve ficar satisfeita se só for excluída e rotulada de burra, por que a casos de ameaças a integridade física da pessoa ou de seus familiares.





Para evitar situações desagradáveis muitas pessoas deixaram de expressar sua opinião.

Aquela máxima de quem cala consente, não é verdadeira quando se trata de redes sociais.

Prova disso são os resultados das urnas, onde o voto é secreto, e cada um pode expressar livremente sua opinião sem sofrer nenhum constrangimento, nenhuma humilhação, nenhuma ameaça..

Se quem votou em Fulano ou Beltrano, votou bem ou mau só o tempo vai mostrar..

Mas fica o recado das urnas para esses "formadores de opinião", vocês são os maiores derrotados das urnas, ou como diria Lula, vocês não decidem mais!



Vou me despedindo de vocês
Obrigada pelo carinho e atenção..
 muitos beijos..
Meu carinho para vocês:
Tchau,Vi

26 comentários

  1. Nunca acreditei nesse tipo de formadores de opinião! Sempre tive a minha e nela me guiei! Ainda mais nas urnas...E tá feia a mão..Vamos esperar MUDANÇAS...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Também nunca me motivaram a votar nos seus interesses. Vamos esperar que o povo tenha essa consciência e faça a escolha certa.Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Vi, concordo muito com você! Mesmo quando estavam em alta, eu não votei no candidato deles, mesmo porque eu acho que cada um deve seguir os seus pensamentos em questão política e não ir na conversa de outros, seja quem for! Mas acho que ainda eles fazem a cabeça de algumas pessoas, sim...influenciam e muito, ainda!
    A maioria do povo brasileiro, ainda não procura saber sobre todos os candidatos e suas propostas...ainda se liga, na propaganda eleitoral obrigatória e gratuita, e muitos partidos,só aparecem 11 segundos! Como podem saber outras propostas? A maioria dos brasileiros não tem computador , nem internet. Vê na TV e assim vota! É difícil, é muita manipulação.
    Boa quinta feira pra vocês...bjsssss

    ResponderExcluir
  4. AS PESSOAS RECLAMAM O TEMPO TODO DOS MAUS POLÍTICOS MAIS O GRANDE PROBLEMA ESTÁ NO POVO MESMO...FUI CANDIDATA AQUI NO MEU ESTADO, COM A PROPOSTA DE MUDANÇA E DE CREDIBILIDADE A SER DADA AO POLÍTICO...INFELIZMENTE EU NÃO TINHA DINHEIRO, TINHA APENAS PROOPOSTAS E UM BOM NOME EM MINHA COMUNIDADE. E O QUE ME DEIXA MAIS INCRÉDULA EM NOSSOS REVOLTADOS ELEITORES É QUE OS CANDIDATOS ELEITOS SÃO JUSTAMENTE AQUELES QUE JÁ ESTÃO OS REPRESENTANDO A UM BOM TEMPO...ELES TEM DINHEIRO E AS PESSOAS SE A PEGAM AS MIGALHAS QUE LHES SÃO OFERTADAS DURANTE A CAMPANNHA...ENFIM...NADA VAI MUDAR ENQUANTO OS HOMENS E MULHERS DE BOA ÍNDOLE NÃO FIZEREM NADA

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vi. concordo com tudo que você falou.... Sempre penso que o Brasil com seus 500 e pouquinhos anos de idade é considerado um bebe, se pensarmos na "idade" de outros paises. A gente tem muito que aprender ainda, penso eu, mas um dia a gente chega lá.... pena que talvez eu não esteja mais aqui pra conferir.,..
    Beijo linda e inte

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  6. Boa, Vi! Sempre acertando em cheio...Não fico emitindo opiniões políticas, mas não sou alienada, rsrs...
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  7. Muito bom vi,eu não me envolvo em discussões q não vão levar a nada ,a não ser a discórdia !!tenho minha opinião e respeito a dos outros ,simples assim...só o tempo vai nos mostrar as consequências das nossas escolhas!!!!
    Bjo sonitcha

    ResponderExcluir
  8. Pois então Vi, para formar uma opinião são necessárias várias informações de fontes diferentes, reflexão e resolução. Puxa isso tá um trabalho danado. Fica mais fácil acompanhar a opinião de pessoas influentes pra nós tais como familiares, namorados ,professores, patrões e os ídolos. Concordamos com os mais próximos para agradá-os e nos agradamos tornando-nos mais próximos dos ídolos concordando com eles. Pensar dá trabalho mais fácil deixarmos os outros nos conduzirem. Sobre eleições ainda escuto coisas do tipo : - Tem algum candidato bom aí pra federal ? Triste. Mas se os formadores de opinião estão perdendo espaço, os Patrulhadores de opinião surgem aos montes se a gente chutar umas moitas. Bjim Vi !

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma outra frase bem oportuna no nosso cenário político: "O castigo dos homens honestos, que se recusam a participar da política, é ser governados pelos desonestos." (Platão)

    ResponderExcluir
  10. Certíssima, Vi. Assino embaixo.
    Estamos num mato sem cachorro, vivendo naquela de "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Mesmo os que têm opinião própria e estão decididos quando aos seus candidatos, ainda assim sabemos que a luta vai apenas começar, quando virar o ano. Seja o mesmo governo, seja um novo, agora sabem que a voz do povo tem que ser ouvida.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vi.. Excelente sua postagam sobre isso! Os formadores de opiniões na verdade são manipuladores de opiniões rsrsr pois, são espertos em manobrar as pessoas em favor de seus candidatos ou daquele que lhe paga. Sempre fui pela minha cabeça e minha opinião, apesar de não entender nada de política, vou mesmo pelo meus instintos.

    Bjos, querida.

    ResponderExcluir
  12. Pra variar, adorei seu texto, consegue colocar muito bem as palavras. Tb não gosto de ficar emitindo minha opinião, nas redes sociais isso é muito complicado e vira uma bola de neve. Já me magoei e fui massacrada por uma "amiga" (agora não mais) real (bem antes de ser tb virtual!) que defende um certo partido político até a morte ao me expressar dias atrás. Senti - me tão incomodada que até o post retirei, além de excluí - la. Se não respeita minhas opiniões, melhor ficar bem longe. Muito triste, passei o dia todo chateada. Tenho minhas opiniões e convicções e partilho com minha família e amigos próximos, não mais na rede. Mas acredito que muita gente ainda vai atrás da opinião dos formadores, do artista rico e famoso, infelizmente! bjs

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, Vi! Prefiro calar porque infelizmente nem todos sabem respeitar opiniões. Não me importo em quem vota em quem e é dever de todos respeitar a decisão do outro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Vi !

    É incrível, você sempre vai direto ao ponto. Você consegue expressar o que vai dentro da gente...
    É uma realidade, a fase de "seguir a boiada" já não é mais a mesma. Ainda que as escolas não ensinem mais os aluno a pensar (acabaram-se as aulas de filosofia, sociologia etc.) a gente sempre dá um jeito, mesmo que depois de umas "porradas" e decepções, acaba entendo como funciona a coisa.
    Olha, eu particularmente, tenho achado "um saco" o excesso de opiniões que vejo nas redes sociais. Acho que algumas pessoas andam exagerando...Eu sou da turma do "é melhor ficar quieto", não curto entrar em polêmicas e discussões, mas tem hora que dá uma coceirinha...rsrsrs
    Ótimo post!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  15. Hola Pepa querida ! Todos debiéramos votar a conciencia , pero muchas personas no por ser malas botan eqicovadamente más por su ignorancia que por otra cosa

    ResponderExcluir
  16. Como dizem pra bandas de cá "o buraco é mais embaixo"...a coisa mudou e como mudou. Parabéns pelo texto Vi , no português claro e sem rodeios . Abços Mª Morais.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o seu texto Vi! Formadores de opinião são na verdade formadores de confusão...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo texto Vi, penso exatamente assim! Nao falo sobre escolha de candidatos com ninguém, somente em casa... Afinal cada um sabe de suas necessidades e eu não posso escolher pelo vizinho! Bjks

    ResponderExcluir
  19. Vi, leia as páginas marelas da Veja da semana passada, fala sobre esse assunto maravilhosamente bem e esclarecedor.bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Vi, ultimamente eu estou meio afastada das redes, aliás só tenho face mesmo, e o que andei vendo lá estava me fazendo mal, se falasse acabaria arrumando confusão, então me afastei...Prefiro me dedicar mais ao blog, visitar as amigas e ler suas postagens, isso me faz bem!
    Nunca tive minha opinião modificada por conta dos "formadores (manipuladores)" de opinião...E a situação política do nosso país é lamentável, o povo só faz reclamar, mas na hora de exercer o voto consciente e responsável, cadê?
    Beijos Vi, beijos Pepa. Tenham um lindo fim de semana meninas.

    ResponderExcluir
  21. Vi, deixei um otimo comentario aqui, mas acho que nao entrou, depois me conte!

    ResponderExcluir
  22. Oi Vi, tema bacana esse e muito complexo, as redes sociais com essa força toda é uma novidade, infelizmente as pessoas não fazem uso dela com o cuidado devido, nada é verificado, tudo é espalhado como verdade numa velocidade meteórica causando estragos imensos no caso de ser mentira mesmo que a verdade seja mostrada mais à frente...
    Fala-se muito em voto certo, mas o que é voto certo? Voto iludido? Esse eu já dei, me desiludi, mas do que já vi voto consciente e não mais iludida. Política envolve muita gente, impossível não fazer política sem mazelas, o bicho homem tá presente, não importa o partido. E uma grande parte do povo também vive uma vida "caixa 2", leva vantagem, é só uma questão de oportunidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Ops, perdi o elo...E o povo vai compartilhando e formando...opiniões(?)...

    ResponderExcluir
  24. Vi querida,
    Um horror!Agressão X Agressão o povo não aguenta mais esses formadores de confusão,
    se ficar o bicho pega se correr o bicho come,só Deus!Um abençoado final de semana.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  25. Muito bom! Eu não vou atrás de mais ninguém, quem forma minha opinião é a minha observação. O troço tá uma meleca, agressivo, na base de "serei eu" e fim de papo. E a troca será seis por meia dúzia - mais ou menos isso... Espero que a corrupção diminua uns 2%...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Nas redes sociais, especialmente no FB, não compensa expressar uma opinião mais séria, pq é querer criar polêmicas e tals. Política, religião, futebol... é um festival de ofensas.
    Aguardemos (e oremos!) até o dia 26. Aff! rs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Se você soubesse o quanto nos deixa feliz com suas palavras ,falaria mooooito mais !!!

Se você deixou um comentário e nós ainda não respondemos, não fique chateado, ás vezes demora, mas a gente chega lá !!!
Bjus 1000.